Contribuições ao ensino da Educação Física na escola

Análise das práticas corporais por meio da praxiologia motriz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/4rjv3x84

Palavras-chave:

Educação, Cultura Corporal, Ação Motriz, Conduta Motriz

Resumo

O assento da Educação Física na perspectiva da cultura corporal tem trazido uma importante conquista para a reconfiguração do  ensino deste componente curricular na escola. Contudo, a abrangência desta expressão tem revelado um processo de ensino que se orienta pela diversidade de conteúdo como mera experimentação por parte dos estudantes, ganhando mais vigor o trabalho com reflexões em torno de regras de modalidades esportivas, elementos históricos das práticas corporais, as exclusões nas
aulas na relação com os marcadores sociais, conjugando uma denominação de aulas teóricas. Deste modo, as vivências e experiências construídas a partir das práticas corporais parecem ter menos relevo, carregando consigo um descompromisso para a
compreensão destas em sua profundidade e seus desdobramentos para a construção de conhecimentos por parte dos estudantes. Ao avistarmos uma nova via de acesso, estamos propondo uma aproximação com a Praxiologia Motriz na expectativa de que possamos trilhar uma caminhada que, ao invés de separar teoria e prática, possa construir a práxis educativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, L. Linguagem e experiência: pensando a Educação Física na escola republicana. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2016.

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo. São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BORTOLETO, M. A. C. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. In: FERREIRA, L. A.; RAMOS, G. N. S. (orgs.). Educação Física escolar e Praxiologia Motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: Editora CRV, 2017, p. 55-80.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. 2 ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

__________. A prática pedagógica da Educação Física: conhecimento e especificidade. In: BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 1999, p. 41-54.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CASSANI, J. M.; FERREIRA NETO, A.; CARVALHO, L. O. R. de; SANTOS, W. Julguemos o presente pelo passado: coroamento da educação física pelos esportes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 266-298, jul./set. 2019.

DARIDO, S. C. Educação Física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

DORNELES, C. I. R. O ensino da Educação Física: uma visão teórico-prática no ensino fundamental - um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2000.

FABRI, E. I.; ROSSI, F.; FERREIRA, L. A. Episódios marcantes das aulas de Educação Física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 583-596, abr./jun. de 2016.

FAGUNDES F. M., RIBAS J. F. M. A dinâmica do voleibol sob as lentes da praxiologia motriz: uma análise praxiológica do levantamento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 3, p. 134-149, 2017.

FERREIRA, L. A.; RAMOS, G. N. S. (orgs.). Educação Física escolar e Praxiologia Motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: Editora CRV, 2017.

FREIRE JÚNIOR, J. M.; MALDONADO D. T.; SILVA, S. A. P. S. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 28-46, jul. 2017.

LAGARDERA, F. O.; LAVEGA, P. B. Introducción a La Praxiología Motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.

LAGARDERA, F. O.; LÓPEZ, C. V.; GONZÁLEZ, O. A. As condutas motrizes introjetivas. In: RIBAS, J. F. M. (Org.). Jogos e esportes: fundamentos e reflexões da praxiologia motriz. Santa Maria: Editora da UFSM, 2008, p. 189-207.

LOREZ, C. F.; TIBEAU, C. Educação Física no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 9, n. 66, 2001.

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S. Fundamentação teórica da Educação Física em propostas curriculares da escola pública de São Paulo: uma análise das abordagens pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, e203577, 2018.

MARQUES, R. G. V.; RAMOS, G. N. S.; FERREIRA, L. A. Práticas motrizes no currículo oficial do estado de São Paulo no ensino médio: Uma análise praxiológica preliminar com base no cai. Acciónmotriz, n. 25, p. 91-104, 2020.

NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M. L. F. (orgs.). Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática, v. 1. São Paulo: FEUSP, 2012.

__________. Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática, v. 2. São Paulo: FEUSP, 2014.

NEIRA, M. G. Educação física cultural: Carta de navegação. Arquivos em movimento, v. 12, n. 2, p. 80-101, jul./dez. 2016.

OLIVEIRA, R. V.; RIBAS, J. F. M.; O praxema no contexto esportivo: a linguagem expressa pelo corpo, a exemplo do voleibol. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 258, p. 404-419, mai./ago. 2020.

PARLEBAS, P. Juegos, desporte y sociedades: léxico de Praxiologia Motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2001.

__________. Juegos, desporte y sociedades: léxico de Praxiologia Motriz. 1ª reimpressão. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2008.

__________. La aventura praxiológica: ciência, acción y educación física. Edição e tradução Raúl Martinez dos Santos. Sevilla: Consejeria de Turismo y Desporte, 2017.

PICH, S. Cultura corporal de movimento. In: GONZALÉZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3a ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014, p. 163-165.

RAMOS, G. N. S.; FERREIRA, L. A. Polibol: uma análise praxiológica inicial. In: CASTRO, F. T. (org.). Polibol: do jogo ao esporte. Editora CRV: Curitiba, 2021, p. 79-100.

RAMOS, M. R. B.; SANTIAGO, L. V. As representações das aulas teóricas de Educação Física sob o ponto de vista dos alunos do ensino médio. Anais... XI Congresso Nacional de Educação: Educere. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, p. 5836-5851, 2013.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia Motriz: instrumentalizando a prática pedagógica para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, v. 16, n. 1, p. 240-250, jan./mar. 2010.

SARAVÍ, J. R. Skate en el Gran La Plata: Lógica interna, lógica externa y Educación Física. Education. Universidad Nacional de La Plata, 2019.

SCHMIDT, V. A. O; RIBAS, J. F. M. A lógica interna das lutas corporais: implicações iniciais para o ensino-aprendizagem-treinamento do brazilian jiu-jítsu. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-19, jan./mar. 2020.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundation of the new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, feb. 1987.

SILVA, A. M.; LAZZAROTTI FILHO, A.; ANTUNES, P. C. Práticas corporais. In: GONZALEZ, Fernando J.; FENSTERSEIFER, Paulo E. (orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3a ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014, p. 522-528.

SOARES, C. L. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 02, p. 06-12, 1996.

_______. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores associados, 1998.

SOUSA, N. C. P. Praxiologia Motriz e a dança de salão no contexto da Educação Física escolar. In: FERREIRA, L. A.; RAMOS, G. N. S. (orgs.). Educação Física escolar e Praxiologia Motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: Editora CRV, 2017, p. 101-126.

VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, ano III, n. 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

Contribuições ao ensino da Educação Física na escola: Análise das práticas corporais por meio da praxiologia motriz. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 1–19, 2023. DOI: 10.24979/4rjv3x84. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1109. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 214

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.