EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO E PREPARO DAS LOCALIDADES RIBEIRINHAS PARA AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Camila de Oliveira Louzada Universidade Federal do Ceará/UFC
  • Elizabeth da Conceição Santos Universidade do Estado do Amazonas/UEA
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará/UFC
  • Nágila Fernanda Furtado Teixeira Universidade Federal do Ceará/UFC

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i4.681

Palavras-chave:

Litígio, Identidade, Ceará e Piauí

Resumo

O presente artigo pretende abordar a problemática litigiosa existente na fronteira entre os estados do Piauí e Ceará a parte do interesse de ambos estados pelos  recursos naturais e potenciais energéticos e, em contrapartida, dos aspectos identitários que implicam na situação da população que reside na área    afetada pela disputa. Desta maneira dialogamos como os interesses das unidades federativas se contrapõem aos sentimentos identitários das comunidades  localizadas na fronteira entre os dois estados. Devido a situação atual do processo judicial, são apresentados alguns aspectos que demonstram o interesse do  governo piauiense, motivado pelo potencial energético existente na região da Ibiapaba, principalmente no que confere à instalação de parques e usinas eólicas  na região. Foi feito, através de uma análise geoetnografica das comunidades fronteiriças, uma análise de como a identidade cultural é um fator basilar para a  decisão a ser tomada no Supremo Tribunal Federal, onde, não apenas a cartografia deve ser levada em conta, mas sim toda a construção da ocupação e das  relações sociais que se desdobram nas comunidades localizadas entre os dois estados.

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Biografia do Autor

Camila de Oliveira Louzada, Universidade Federal do Ceará/UFC

Doutoranda em Geografia/Universidade Federal do Ceará

Elizabeth da Conceição Santos, Universidade do Estado do Amazonas/UEA

Professora do Departamento de Ciências Biológicas/Universidade do Estado do Amazonas

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará/UFC

Professor do Departamento de Geografia/Universidade Federal do Ceará

Nágila Fernanda Furtado Teixeira, Universidade Federal do Ceará/UFC

Mestre em Geografia/ Universidade Federal do Ceará

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Publicado

18/04/2020

Como Citar

Camila de Oliveira Louzada, Elizabeth da Conceição Santos, Edson Vicente da Silva, & Nágila Fernanda Furtado Teixeira. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO E PREPARO DAS LOCALIDADES RIBEIRINHAS PARA AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO ESTADO DO AMAZONAS. Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 2(4), 44–54. https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i4.681