O jogo no ensino de ciências

Um estudo na Escola Estadual Mário Homem de Melo Serra Grande I – Cantá/Roraima.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v3i5.606

Palavras-chave:

Jogo trilha, Répteis, Ensino-aprendizagem

Resumo

Os jogos didáticos pedagógicos são relevantes ao processo de ensino-aprendizagem sendo utilizado como uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos em conteúdo de difícil aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais são as contribuições do jogo para a aprendizagem do conteúdo répteis no ensino fundamental II. A metodologia utilizada foi: observação em sala de aula, aplicação do jogo trilha sobre os répteis e avaliação da utilização do jogo. Caracterizou-se como qualitativa e contou com a participação de 9 alunos do 7º ano da Escola Estadual Mário Homem de Melo, Serra Grande I, município do Cantá-RR. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de jogos no processo de ensino aprendizagem é capaz de promover a criatividade, socialização, interesse, motivação e conhecimento. Diante do exposto, o jogo desenvolveu nos alunos o senso crítico, capacidade de resolução de problema estimulando seu raciocínio lógico, além de atuar positivamente como ferramenta metodológica para o professor. Proporcionou um aprendizado significativo, aproximou o aluno ao ensino de Ciências, ao conteúdo Répteis para a construção de conhecimentos significativos. Portanto, o jogo lúdico é uma ferramenta alternativa para as aulas, eficaz no ensino de ciências, despertando o interesse dos alunos ao processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

19/07/2021

Como Citar

O jogo no ensino de ciências: Um estudo na Escola Estadual Mário Homem de Melo Serra Grande I – Cantá/Roraima. (2021). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 3(1), 57-70. https://doi.org/10.24979/makunaima.v3i5.606

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