Transdisciplinaridade e Formação de Professores Indígenas na Licenciatura Intercultural em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.450Palavras-chave:
Currículo, Transdisciplinaridade, Escola Indígena, Roraima, Licenciatura InterculturalResumo
A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema que tem norteado minhas pesquisas mais recentes e que deu origem a este texto. O presente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação de campo. Tem como objetivo apontar e descrever a transdisciplinaridade como princípio teórico-metodológico de um currículo que valoriza os diferentes conhecimentos indígenas nas diferentes dimensões da prática pedagógica. As pesquisas de campo foram realizadas na Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima. Concluiu-se que as lideranças indígenas e os colaboradores não índios, ao construir a Licenciatura Intercultural, estabeleceram em sua proposta pedagógica princípios teóricos e metodológicos que romperam com a realidade do currículo integracionista, trazendo para o centro do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula os diferentes conhecimentos indígenas em diálogo com os conhecimentos acadêmicos. Essa mudança tem possibilitado a construção de uma prática pedagógica diferenciada, com perspectiva crítica e libertadora, cuja característica principal é a valorização dos diferentes conhecimentos indígenas em seu currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geisel Bento Julião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.