DIÁRIO DE GEÓGRAFO: PERCEPÇÃO E CONCEITO DE PAISAGEM NA CAPITAL MACAPÁ – AMAPÁ / AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • José Manuel Mateo Rodriguez Universidade de Havana
  • Lúcio Keury Almeida Galdino Universidade Estadual de Roraima
  • Ricardo Ângelo Pereira de Lima Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i3.415

Palavras-chave:

Geografia, Paisagem, Amazônia, Homem, Meio Ambiente, Cultura

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma visita em Macapá, capital do estado do Amapá, durante o período de 26 a 30 de setembro de 2018 onde ocorreu a realização do VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada à Gestão Territorial. Neste sentido, o trabalho traz uma abordagem do vivido e percebido in loco sob o olhar do conceito de Paisagem desenvolvido pela Ciência Geografia que se somatizam com reflexões de diversos lugares do estado. O objetivo desse trabalho é analisar as diversas paisagens encontradas, levando a descrição e caracterização dos lugares e conceituá-los partindo de um viés geográfico que mescla a vivencia e experiência intelectual e acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Manuel Mateo Rodriguez, Universidade de Havana

    Graduação em Geografia - Havana, Mestrado em Educação Ambiental - UED, Doutorado em Ciências Geográficas - Moscou, Pós-Dotourado em Análise Ambiental - Varsovia da Polônia, Pós-Doutorado em Geoecologia da Paisagem - Moscou, Professor Titular da Universidade de Havana e Acadêmico Titular da Academia de Ciência de Cuba. Atualmente, professor visitante na Universidade Estadual Paulista/Rio Claro.

  • Lúcio Keury Almeida Galdino, Universidade Estadual de Roraima

    Graduação em Filosofia, História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR

  • Ricardo Ângelo Pereira de Lima, Universidade Federal do Amapá

    Graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Mestrado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona, doutorado em Geografia Humana - Universidad Autónoma de Barcelona e doutorado em Géographie et Aménagement - Université de Toulouse II (Le Mirail) . Professor Associado I, da Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

28/07/2019

Como Citar

DIÁRIO DE GEÓGRAFO: PERCEPÇÃO E CONCEITO DE PAISAGEM NA CAPITAL MACAPÁ – AMAPÁ / AMAZÔNIA BRASILEIRA. (2019). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 2(3), 19-28. https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i3.415