A EJA e o ensino de História: uma abordagem acerca dos procedimentos metodologicos utilizados em escolas do campo no munícipio do Cantá-RR

Autores

  • Jussara de Almeida Oliveira
  • Osvaldo Piedade Pereira Silva Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i1.408

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Procedimento Metodológico

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar os procedimentos metodológicos utilizados na Educação de Jovens e Adultos, no ensino de História na Educação do Campo praticada no Município do Cantá RR. Percebendo que o ensino de História, tem sido tratado pedagogicamente a partir da visão cronológica dos grandes feitos europeus. A pesquisa foi direcionada para um estudo detalhado da situação problema e buscou compreender, investigar, analisar os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores na educação do campo. Sendo através da descrição de forma detalhada dos dados levantados, para que se possa compreender a pesquisa em sua totalidade. A pesquisa teve como espaço de investigação turmas da EJA, do segundo seguimento (6º ao 9º ano) Ensino Fundamental, cujas aulas ocorrem no período da noite. O campo de pesquisa consistiu em 3 (três) escolas da rede pública. De natureza qualitativa, a pesquisa se inscreve no rol das pesquisas críticas uma vez que se fundamenta em autores que criticam o modelo de educação que não atende em sua metodologia a proposta socialmente construída de Educação do Campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jussara de Almeida Oliveira

    Possui graduação em Pedagogia, Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Segunda Licenciatura em Língua Portuguesa, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino, Especialista em Psicopedagogia.

  • Osvaldo Piedade Pereira Silva, Universidade Estadual de Roraima

    Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Mestrado sanduiche pela Universidade do Porto – Portugal; Coordenador do Curso de Pedagogia da UERR, Coordenador das Especializações Psicopedagogia Clinica e Institucional; Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Docência e Gestão do Ensino Superior – Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Downloads

Publicado

29/08/2018

Como Citar

A EJA e o ensino de História: uma abordagem acerca dos procedimentos metodologicos utilizados em escolas do campo no munícipio do Cantá-RR. (2018). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 1(1), 109-121. https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i1.408