A Prática e Ocorrência do Bullying na Escola
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v1i2.394Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Geografia e Alunos com deficiênciaResumo
O presente artigo se propõe a fazer uma análise e reflexão sobre um tema de suma importância na atualidade, o bullying, um dos problemas que tem afligido muitas pessoas na sociedade em geral. No ambiente escolar, tem se acentuado em decorrência da intolerância com as diferenças existentes entre o público de alunos. O Bullying existe entre todas as idades, especialmente entre o público adolescente que surge em sua forma discriminatória, com ameaças, intimidações, apelidos vexatórios e dentre outras formas de agressão e constrangimento, podendo conduzir as vítimas a estado de isolamento e desmotivação para frequentar a escola. Nas escolas de ensino integral, onde o convívio torna-se mais frequente pelo tempo que os alunos passam convivendo no mesmo ambiente, esse problema pode apresentar-se mais acentuado. O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho foi investigar a prática e ocorrência do bullying em uma escola de ensino integral do município de Rorainópolis– RR. Para tanto, teve como aporte metodológico a aplicação de 70 questionários junto ao público discente, sendo que os participantes eram 55% constituído por indivíduos do sexo feminino e 45% eram do sexo masculino. Ademais foi realizado levantamento bibliográfico acerca da temática e uma entrevista com a gestão da escola. Os resultados da pesquisa demonstram que os participantes possuem conhecimento do bullying, já foram vítimas e também já estiveram na posição de praticantes dessa violência. Estima-se que os resultados dessa pesquisa possam direcionar escola, sociedade e família para minimizar a ocorrência do bullying, principalmente pelo fortalecimento das relações entre os atores que compõem a escola com o objetivo de reduzir os casos existentes e que ainda poderão ocorrer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.