Taxa de Infiltração de Água no Solo como Indicador de Degradação Ambiental em Unidades Geoecológicas no Município de Assú, Rn, Brasil

Autores

  • Patrício Martiniano Pereira Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer/RN
  • Maria Carolina de Santana Peixôto Universidade Federal do Ceará
  • Manoel Cirício Pereira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1535

Palavras-chave:

água, degradação, ambiental

Resumo

A infiltração de água no solo é um processo crucial que influencia diretamente a gestão de recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental, especialmente em regiões semiáridas. Este estudo investigou a influência do uso e da cobertura do solo na infiltração de água em Argissolos Vermelhos e Neossolos Litólicos, com e sem cobertura vegetal, no município de Assú, Rio Grande do Norte. A taxa de infiltração de água foi analisada utilizando a metodologia proposta por Guerra (2011), enquanto a granulometria foi examinada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Observou-se que o Argissolo Vermelho com vegetação apresentou a maior taxa de infiltração de água, atribuída à sua alta porosidade e ao conteúdo predominante de areia. Por outro lado, o Neossolo Litólico, especialmente nas áreas sem vegetação, exibiu taxas de infiltração mais baixas, devido à sua composição rochosa e ao elevado conteúdo de argila e silte. Os resultados destacam a importância da vegetação na preservação das propriedades do solo e na promoção da infiltração de água. Além disso, enfatizam a necessidade de uma gestão adequada do uso do solo para conservar os recursos hídricos e mitigar a degradação ambiental em regiões semiáridas. A conclusão deste estudo também se baseou em extensas revisões bibliográficas sobre o tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, M. C.; SUZUKI, L. G. A. S.; SUZUKI, L. E. A. S. Densidade do solo e infiltração de água como indicadores da qualidade física de um Latossolo Vermelho distrófico em recuperação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, n. 4, 2007.

ARAÚJO, A. O. et al. Avaliação da capacidade de infiltração de solos submetidos a manejo florestal de vegetação nativa na Chapada do Araripe. Águas Subterrâneas, 2009.

BERTOLANI, F. C; VIEIRA, S. R. Variabilidade espacial da taxa de infiltração de água e da espessura do horizonte A, em um Argissolo Vermelho-Amarelo, sob diferentes usos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 4, 2001.

BONO, J. A. M.; et al. Infiltração de água no solo em um Latossolo Vermelho da região sudoeste dos cerrados com diferentes sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 4, 2012.

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The Nature and Properties of Soils. 14. ed. Prentice Hall, 2008.

DIRANE, A. C. M.; et al. Capacidade de infiltração do solo em áreas de risco a voçorocamento – Nova Vitória (Manaus-AM). In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - SBGFA, Viçosa. Anais. XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - SBGFA, 2009.

GONDIM, T. D. S.; et al. Infiltração e velocidade de infiltração de água pelo método do infiltrômetro de anel em solo areno-argiloso. Revista Brasileira de Gestão Ambiental – REBAGA, Pombal/PB, v.4, n.1, 2010.

GUERRA, A. J. T. Processos Erosivos Nas Encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia uma atualização e conceitos. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

GUERRA, A. J. T. O início do processo erosivo. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S; BOTELHO, R. G. M. Erosões e conservação dos solos. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

IDEMA. Perfil do seu Município. Assú. 2008. Disponível em: http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/idema/DOC/DOC000000000016656.PDF. Acesso em: 23.04. 2024.

JOSÉ, J. V.; et al. Determinação da Velocidade de Infiltração Básica de Água em Dois Solos do Noroeste do Estado do Paraná. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 6, n. 1, 2013.

NUNES, J. A. S.; et al. Velocidade de infiltração pelo método do infiltrômetro de anéis concêntricos em Latossolo vermelho de cerrado. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, Goiânia, 2012.

PANACHUKI, E. Infiltração de água no solo e erosão hídrica, sob chuva simulada, em sistema de integração agricultura-pecuária. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Programa de Pós-Graduação em Agronomia – UFMS, Dourados (MS).

PINHEIRO, A.; TEIXEIRA, L. P.; KAUFMANN, V. Capacidade de infiltração de água em solos sob diferentes usos e práticas de manejo agrícola. Ambiente e Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science, 2009.

PRUDÊNCIO, M. A; CÂNDIDO, D. K. Degradação da vegetação nativa do município de Assú/RN: indicadores e ações mitigadoras. Sociedade e Território, 2009.

SANTOS, M. A. Influência do uso e ocupação da terra na variabilidade sazonal da taxa de infiltração na bacia hidrográfica rio bonito em IRATI–PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, UEPG, 2016.

SCHAETZL, R.; ANDERSON, S. Soils: Genesis and Geomorphology. Cambridge University Press, 2005.

SILVA, C. L.; KATO, E. Avaliação de modelos para previsão da infiltração de água em solos sob cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 1998.

SILVA, L. N. A. L.; DE HOLANDA, A. C.; DO PRADO, M.; COSTA, L. J. N.; DA COSTA, E. J. P. Estrutura da regeneração natural na Floresta Nacional de Açu, em Assú/RN, 2020.

SOUZA, A. L. V.; MELO, F. J. F.; PEREIRA, F. A. C. Velocidade de infiltração básica como indicador da conservação do solo. In: SEABRA, G. Terra, habitats urbanos e rurais. Barlavento, Ituiutaba, MG, 2019.

SOUZA, B. I; MARTINS, V. L. Infiltração da água em solos de zona semiárida e sua relação com os processos de desertificação. Boletim Gaúcho de Geografia. 2012.

VEZZANI, F. M; MIELNICZUK, J. O solo como sistema. Curitiba: Ed. dos autores, 2011.

Downloads

Publicado

06/01/2025

Como Citar

Taxa de Infiltração de Água no Solo como Indicador de Degradação Ambiental em Unidades Geoecológicas no Município de Assú, Rn, Brasil. (2025). Revista Eletrônica Casa De Makunaima. https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1535

Artigos Semelhantes

21-30 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.