Educação Ambiental e Turismo no Espaço Rural na Amazônia

Uma Experiência na Comunidade Paraizinho no Rio Madeira em Humaitá-AM

Autores

  • Francisco Everaldo Girão Universidade do Estado do Amazonas
  • Ieda Hortência Batista Universidade do Estado do Amazonas
  • Carlossandro Carvalho de Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1531

Palavras-chave:

Ambiental, Amazônia, Turismo

Resumo

O Presente artigo retrata experiência em Educação Ambiental e Turismo no Espaço Rural, no rio Madeira, no município de Humaitá no Amazonas na Amazônia, veiculada pela Comunidade Paraizinho, situada no entorno da Unidade de Conservação Floresta Nacional de Humaitá e Terra Indígena Nove de Janeiro. Foram realizadas visitas técnicas, reuniões comunitárias, oficina participativa de Educação Ambiental, sensibilização e planejamento turístico, inventário da oferta turística comunitária, mutirão de limpeza na comunidade, atividades lúdicas com crianças da comunidade e a implantação de placa identificativa. Contou com a presença de aproximadamente 50 participantes, onde ocorre o projeto piloto da Agricultura Familiar e o interesse de reivindicações dos comunitários em buscar parcerias dos entes públicos e privados para fortalecer o ordenamento e desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental e Turismo Comunitário. Utilizou-se a metodologia participativa e ações colaborativas com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais locais. As vocações naturais e culturais da Comunidade Paraizinho apontaram para uma efetiva prática de Educação Ambiental com vistas ao desenvolvimento dos segmentos de Turismo Rural na Agricultura Familiar, o Ecoturismo, Pesca Esportiva, Turismo Cultural, muito embora seja necessária maior participação e envolvimento comunitário, bem como, a melhoria da infraestrutura turística, além da acessibilidade, fiscalização, sinalização, meios de hospedagem, alimentação, formatação de produtos turísticos, promoção turística, gestão comunitária e o trato adequado com a água e o destino dos resíduos sólidos produzidos na Comunidade  Paraizinho

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Projeto Inventário da Oferta Turística. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

CASTRO, J. M. A Selva. Editora Civilização Brasileira S.A. Rio de Janeiro,1967.

MAIA, M. A. M.; MARMOS, J. L. Geodiversidade do Estado do Amazonas. Manaus. CPRM, 2010.

RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável: problemáticas, tendências e desafios. Fortaleza: UFC, 2009.

SEABRA, G. Educação Ambiental no Mundo Globalizado. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011.

VERAS, A. T. R.; LÚCIO, K. A. G.; GIOVANNI, F. S (Org.). Coletânea a Conferência da Terra: línguas, ritos e protagonismos nos territórios indígenas: planejamento ambiental, recursos hídricos e patrimônio cultural (Tomo III) – Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

Downloads

Publicado

06/01/2025

Como Citar

Educação Ambiental e Turismo no Espaço Rural na Amazônia: Uma Experiência na Comunidade Paraizinho no Rio Madeira em Humaitá-AM. (2025). Revista Eletrônica Casa De Makunaima. https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1531

Artigos Semelhantes

11-20 de 56

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.