Batimetria e Medições de Vazões na Foz do Rio Itacaiunas e na Confluência com Rio Tocantins, Marabá-Pará, Amazônia Oriental, Brasil

Autores

  • Ronis Cley Fontes da Silva Universidade Federal do Pará
  • Maria Rita Vidal Universidade Federal do Pará
  • Abraão Levi dos Santos Mascarenhas Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1527

Palavras-chave:

batimetria, medições, vazões

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar técnicas de batimetria e medições das vazões coletadas pelo método do ADCP - Acoust Doppler Current Profiler, na área da foz do rio Itacaiunas e confluência com rio Tocantins, para analisar dados batimétricos e geometria dos canais (profundidade, largura, área, velocidade da água e vazão), podendo assim, comparar com os dados das medições realizadas nas estações hidrometeorológica Fazenda Alegria e Marabá, administrada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento, com intuito de analisar a morfologia submersa na foz do rio Itacaiunas. Como os principais resultados, destaca-se a elaboração de mapas para caracterização da área de estudo. Além, da tabulação dos dados obtidos em campo e das estações da ANA. Por fim, a carta batimétrica com as profundidades em metros, mostrando a morfologia submersa na área de foz do rio Itacaiunas (local de retirada de sedimentos). A partir dos dados de medição, pode-se observar as diferenças geométricas e fluviais entre esses dois rios, além de analisar a estrutura morfológica submersa da foz do Itacaiunas, sendo possível preliminarmente observar a existência de barramentos (sedimentológico/hidrológico) existentes no rio Itacaiunas provocado pelo rio Tocantins.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.

ANA. Agência Nacional de Águas e Saneamento. Hidroweb – Rede Hidrometeorológica Nacional. Disponível em: https://www.snirh.gov.br/hidroweb. Acesso em: 01 mar. 2024.

GAMARO, P. E. IV Curso de Medidores de Vazão Acústico Doppler. Apostila módulo básico. Revisão 1.1, 2008.

KRUEGER, C. P.; VEIGA, L. A. K.; FAGGION, P. L. Levantamento Batimétrico no Rio Uruguai. Anais em CD-ROM do XXI CBC, 2003, Belo Horizonte, MG, Brasil.

MARABÁ. Lei Nº 17.846 de 29 de março de 2018. Dispõe Sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Marabá, instituído pela Lei Municipal nº 17.213 de 09 de outubro de 2006, e dá outras providências. Disponível em: https://www.governotransparente.com.br/transparencia/documentos/4466490/download/29/Plano_Diretor_Participativo_%2017.846_Mar%C3%A7o_2018.pdf Acesso em: 10 abr. 2022.

SILVA, R. C. F. Análise da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiunas (BHRI): subsídio ao planejamento ambiental. 120f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humana, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém-2021.

SILVA JÚNIOR, R. O. da. Resposta hidrológica devido às mudanças no uso do solo e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Itacaiunas (BHRI) – Amazônia Oriental. 2017. 136 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

TUCCI, C. E. M. Regionalização de Vazões. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 256p. 2002.

TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação.3. ed. Porto Alegre: ABRH, 2004.

TUCCI, C. E. M.; MENDES, C. A. Avaliação Ambiental Integrada de Bacia Hidrográfica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.

VIDAL, M. R.; SILVA, E. V. Enfoque estrutural e funcional da Geoecologia das paisagens: modelos e aplicações em ambientes tropicais. Geofronter, n. 7 v.1. 2021.

Downloads

Publicado

06/01/2025

Como Citar

Batimetria e Medições de Vazões na Foz do Rio Itacaiunas e na Confluência com Rio Tocantins, Marabá-Pará, Amazônia Oriental, Brasil. (2025). Revista Eletrônica Casa De Makunaima. https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1527