Batimetria e Medições de Vazões na Foz do Rio Itacaiunas e na Confluência com Rio Tocantins, Marabá-Pará, Amazônia Oriental, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1527Palavras-chave:
batimetria, medições, vazõesResumo
O artigo tem como objetivo apresentar técnicas de batimetria e medições das vazões coletadas pelo método do ADCP - Acoust Doppler Current Profiler, na área da foz do rio Itacaiunas e confluência com rio Tocantins, para analisar dados batimétricos e geometria dos canais (profundidade, largura, área, velocidade da água e vazão), podendo assim, comparar com os dados das medições realizadas nas estações hidrometeorológica Fazenda Alegria e Marabá, administrada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento, com intuito de analisar a morfologia submersa na foz do rio Itacaiunas. Como os principais resultados, destaca-se a elaboração de mapas para caracterização da área de estudo. Além, da tabulação dos dados obtidos em campo e das estações da ANA. Por fim, a carta batimétrica com as profundidades em metros, mostrando a morfologia submersa na área de foz do rio Itacaiunas (local de retirada de sedimentos). A partir dos dados de medição, pode-se observar as diferenças geométricas e fluviais entre esses dois rios, além de analisar a estrutura morfológica submersa da foz do Itacaiunas, sendo possível preliminarmente observar a existência de barramentos (sedimentológico/hidrológico) existentes no rio Itacaiunas provocado pelo rio Tocantins.
Downloads
Referências
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.
ANA. Agência Nacional de Águas e Saneamento. Hidroweb – Rede Hidrometeorológica Nacional. Disponível em: https://www.snirh.gov.br/hidroweb. Acesso em: 01 mar. 2024.
GAMARO, P. E. IV Curso de Medidores de Vazão Acústico Doppler. Apostila módulo básico. Revisão 1.1, 2008.
KRUEGER, C. P.; VEIGA, L. A. K.; FAGGION, P. L. Levantamento Batimétrico no Rio Uruguai. Anais em CD-ROM do XXI CBC, 2003, Belo Horizonte, MG, Brasil.
MARABÁ. Lei Nº 17.846 de 29 de março de 2018. Dispõe Sobre a Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Marabá, instituído pela Lei Municipal nº 17.213 de 09 de outubro de 2006, e dá outras providências. Disponível em: https://www.governotransparente.com.br/transparencia/documentos/4466490/download/29/Plano_Diretor_Participativo_%2017.846_Mar%C3%A7o_2018.pdf Acesso em: 10 abr. 2022.
SILVA, R. C. F. Análise da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiunas (BHRI): subsídio ao planejamento ambiental. 120f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humana, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém-2021.
SILVA JÚNIOR, R. O. da. Resposta hidrológica devido às mudanças no uso do solo e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Itacaiunas (BHRI) – Amazônia Oriental. 2017. 136 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
TUCCI, C. E. M. Regionalização de Vazões. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 256p. 2002.
TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação.3. ed. Porto Alegre: ABRH, 2004.
TUCCI, C. E. M.; MENDES, C. A. Avaliação Ambiental Integrada de Bacia Hidrográfica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
VIDAL, M. R.; SILVA, E. V. Enfoque estrutural e funcional da Geoecologia das paisagens: modelos e aplicações em ambientes tropicais. Geofronter, n. 7 v.1. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ronis Cley Fontes da Silva, Maria Rita Vidal, Abraão Levi dos Santos Mascarenhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.