Análise Metodológica de Ensino em Geografia para Promoção da Educação Inclusiva nas Escolas Municipais no Município do Cantá-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1049

Palavras-chave:

Cantá-RR, Educação Inclusiva, Geografia, Metodologia

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática das metodologias e inclusão refletindo sobre as metodologias da educação inclusiva no ensino de geografia diante da realidade das Escolas Municipais Leci Ribeiro Alves e Dr. Arnaldo Brandão no município do Cantá-RR, tendo como objetivo analisar as metodologias de ensino em geografia que podem possibilitar a promoção da educação inclusiva nas escolas municipais do Cantá-RR. Dessa forma, a pesquisa examina o aprimoramento da didática partindo de uma análise histórica dos direitos fundamentais dos referentes discentes assegurados pelo ECA, apontando assim, que políticas públicas podem ser criadas ou como implementar as já existentes para a melhor formação de portadores de deficiência. A metodologia da pesquisa parte da revisão de literatura caracterizada como pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, exploratório, sob a ótica da pesquisa participante e relato de experiência numa abordagem qualitativa mensurando seus resultados a partir da análise de conteúdo. Sendo assim, os resultados mostram que a avaliação da estrutura física disponível para os alunos especiais, a identificação dos docentes quanto suas habilitações, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, bem como a análise do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, nas referidas instituições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gracione Pereira da Costa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Geografia pela UERR; Aluna do Curso de Pós-graduação em Especialização em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR. Atua como Secretária Escolar da Escola Municipal Tia Toquinha no Município do Cantá-RR. E-mail: gracy_costa_rr@hotmail.com

    ORCID.: https://orcid.org/0000-0003-4964-511X

  • Osvair Brandão Mussato, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduado em Geografia pela UFMS. Mestre em Economia pela UFRGS. Doutor em Geografia pela UFC. Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Roraima. E-mail: osvair.mussato@uerr.edu.br   

    ORCID.: https://orcid.org/0000-0002-2254-5357

Referências

ALBUQUERQUE, G. V. P. Barreiras a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma unidade pública de ensino do Distrito Federal. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar). Brasília: UNB/UAB, 2011.

ALMEIDA, F. A. A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular: repensando a prática docente. IGT na Rede, v. 16, n. 31, 2019.

ALVES, I. K. A formação docente no contexto da educação inclusiva. Monografia (Curso de Especialização Educação Especial: Processos Inclusivos). Porto Alegre: UFRGS, 2012.

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente. Revista Educação Especial, v. 24, n. 40, p. 207-218, 2011.

BARRETTA, E. M.; CANAN, S. R. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Avanços e recuos a partir dos documentos legais. In: IX AMPED SUL, Anais [...], 2012.

BORGES, H. D. S.; ALMEIDA, L. E. D. F. Formação para professores da educação especial: uma experiência no programa de desenvolvimento educacional no Paraná. v. I, Secretaria de Educação. Curitiba: PDE - Produções Didático-Pedagógicas, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edespecial_artigo_horaides_defant_de_souza_borges.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório educação para todos no Brasil 2000-2015. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15774-ept-relatorio-06062014/file>. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 2006.

CARMO, S. R. B. F. A geografia para estudantes cegos e com baixa visão na rede estadual de ensino regular. v. I, Secretaria de Educação. Curitiba: PDE - Produções Didático-Pedagógicas, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edespecial_artigo_horaides_defant_de_souza_borges.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

CARVALHO, R. E. Removendo barreiras a aprendizagem - Educação Inclusiva. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

DOMINGOS, M. A. A escola como espaço de inclusão: sentidos e significados produzidos por alunos e professores no cotidiano de uma escola do sistema regular de ensino a partir da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: PUC Minas, 2005.

FRANCIOSI, R. R. M.; TORRES, E. C. A geografia para alunos com necessidades especiais: orientação espacial a partir da escala local por meio de maquete. v. I, Secretaria de Educação. Curitiba: PDE - Produções Didático-Pedagógicas, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edespecial_artigo_horaides_defant_de_souza_borges.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000.

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

LIMA, C. C. Inclusão escolar: dificuldades e desafios na prática pedagógica dos professores de educação infantil da cidade de Delmiro Gouveia-AL. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia). Alagoas: UFAL, 2018.

LIMA, P. A. Educação Inchestve e Igualdade Social. São Paulo: Editora Avercamp, 2006.

LOPEZ, G. Estratégias inclusivas para o ensino de geografia. Instituto Rodrigo Mendes. Portal Eletrônico Diversa, 2016. Disponível em: <https://diversa.org.br/artigos/estrategias-inclusivas-para-o-ensino-de-geografia/#:~:text=Nesse%20sentido%2C%20as%20estrat%C3%A9gias%20de,para%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20concreta%20no%20cotidiano>. Acesso em: 08 mar. 2021.

MANTOAN, M. T. E. Educação para todos: desafios, ações, perspectivas da inclusão nas escolas brasileiras. ETD - Educação Temática Digital, v. 1, n. 3, 2000.

MANTOAN, M. T. E. et al. A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

MAZZOTTA, M. J. S.; D'ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 377-389,2011.

NASCIMENTO, A. F.; SILVA, A. C. A. O ensino de geografia e educação inclusiva: Escola Estadual Tarcísio Maia/Pau dos Ferros-RN. Revista Geotemas, v. 2, n. 2, p. 85-100, 2012.

OLIVEIRA, E. S. et al. Inclusão social: professores preparados ou não? POLÊM!CA, v. 11, n. 2, p. 314 a 323, 2012.

OLIVEIRA, P. A. C.; OLIVEIRA, P. S. M. Atendimento Educacional Especializado - reflexões e práticas necessárias para a inclusão. Porto Alegre: UFSM, Editora Experimental PE.com, 2018.

PADILHA, C. A. T. Educação e inclusão no Brasil (1985-2010). Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: UNICAMP, 2014.

PAULA, A. R. A hora e a vez da família em uma Sociedade Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2007.

PAULA, D. O. A geografia escolar sob um novo olhar pedagógico. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Geografia). Brasília: UNB, 2009.

RAMOS, P.; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2011.

ROTH, B. W. et al. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/experienciaseducacionaisinclusivas.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.

SANTOS, R. A. Inclusão escolar: a implementação da política de educação inclusiva no contexto de uma escola pública. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública). Minas Gerais: UFJF, 2015.

SANTOS, T. C. C. Educação Inclusiva: práticas de professores frente à deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio Grande do Norte: UFRN, 2012.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e qualidade. Salamanca, Espanha, 7-10 de Junho de 1994. Disponível em: <http://redeinclusao.pt/media/fl_9.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

Downloads

Publicado

11/08/2022

Como Citar

Análise Metodológica de Ensino em Geografia para Promoção da Educação Inclusiva nas Escolas Municipais no Município do Cantá-RR. (2022). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(1), 17-30. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1049

Artigos Semelhantes

1-10 de 74

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.