TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA SOBRE BACTÉRIAS ENVOLVENDO UMA VISITA ASSISTIDA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Palavras-chave:
Transposição didática, Tratamento de esgoto, Bactérias, Espaço não formal educativo.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), e teve como objetivo analisar a contribuição de uma sequência didática envolvendo uma visita guiada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para transposição didática do conteúdo bactérias e o tratamento de esgoto. A metodologia consistiu de uma pesquisa do tipo qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário e a elaboração de mapas conceituais que foram aplicados antes e depois da transposição didática a 15 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Vista - RR. Os resultados mostraram que a metodologia abordada por meio da transposição didática, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes sobre conceitos relacionados a bactérias e o tratamento de esgoto.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ALVES, D. et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.