Fotografia científica como recurso metodológico na formação de conceitos de química ambiental com aporte na teoria de Ausubel
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.vi.1578Resumo
Verificou-se a contribuição da Fotografia Científica como recurso metodológico, com aporte na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). O conteúdo abordado foi o controle de qualidade dos recursos hídricos no componente curricular de Química Ambiental da segunda série do Ensino Médio, em uma escola pública de Rorainópolis-RR. Trabalhou-se com 13 estudantes entre 2019 e 2020. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e participante. Os dados foram coletados por meio de prova escrita, mapas mentais, registro fotográfico e observação participante. Elaborou-se uma Sequência Didática (SD) com base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Moreira. A pesquisa foi organizada em três etapas: fase diagnóstica, aplicação da SD e análise dos resultados. As análises foram feitas com base na TAS. Os resultados se mostraram satisfatórios, revelando indícios de aprendizagem significativa, tendo a Fotografia Científica como material potencialmente significativo. A pesquisa gerou uma SD no formato de um Manual digital e gratuito, direcionado a professores da Educação Básica.
Downloads
Referências
ARAGÃO, R. M. R. Teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel: sistematização dos aspectos teóricos fundamentais. 1976. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMPI, Campinas,
2009.
AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: A Cognitive View. Holt, Rinehart & Winston, 1968.
AUSUBEL, D. P. Aquisição de Conhecimento: Uma perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000.
AUSUBEL, D. P., NOVACK, J.D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana/Ltda., 1980.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BORBA M. DE C.; ALMEIDA, R.G.L de; GRACIAS, T.A.S. Pesquisa e ensino em sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo horizonte: Autêntica, 2018.
BUZAN, T. Mapas mentais e sua elaboração. São Paulo: Culturix, 2009.
CLEOPHAS. M. das G.; CUNHA, M. B. Contribuição da fotografia científica observatória (foCO) para o ensino por investigação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n.1, p. 349-381, 2020 DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v13n1.8409
FARIA, F.C.; CUNHA, M.B. Olha o passarinho! A fotografia no ensino de ciências. Acta Scientiarium, Maringá, vol. 38, n.1 p – 57-64, jan-jun, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.28527
FRANCO M. EIZEMBERG R., LANNES, Utilização da Fotografia na Construção de Material Didático Interativo na Educação a Distância. Rio de Janeiro, mai. 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008
GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.1
GRASSI, M. T. Águas de planeta Terra. Química Nova na Escola, São Paulo, edição especial maio, 2001.
HERMANN, W.; BOVO, V. Mapas mentais enriquecendo inteligências. 2 ed. São Paulo. 2005.
JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Uberlândia: Extensão, 2008.
LIBÂNEO. J. C. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MAGALHÃES, A. P. C. de. A aprendizagem significativa sobre o conteúdo água em espaços educativos formais e não formais, mediada pela metodologia do estudo do meio, por estudantes do 5º ano de uma escola municipal de Boa Vista-RR, 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2015.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem Significativa. 2 ed. São Paulo: EPU, 2011.
MOREIRA, M. A; MASSONI, N. T. Noções básicas de epistemologias e teorias da aprendizagem: como subsídios para a organização da sequência de ensino e aprendizagem em Ciência/Física. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
NEVES, K. F. T. V. Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre práticas docentes na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010.
OLIVEIRA, J. C. de C. et al. Parâmetros Indicadores da Qualidade da água no Município de Rorainópolis-RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, online, 2012, v. 4, n. 1, 5 jun. 2012, p. 101-117. ISSN 1981-4127.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio de Janeiro: Universidade Feevale, 2013.
RAMOS, M. Um breve ensaio sobre a fotografia e a leitura crítica do discurso fotográfico. Studium, n. 23, p. 24–33, 2006.
RAPOSO, T. J. N. et al. Percepção e risco na Amazônia Setentrional: Um Estudo na cidade de Rorainópolis -Roraima-Brasil. Rev. Geogr. Acadêmica, online, ano 2014, v. 8, n. 2, 2014, p. 59-69. ISSN 1678-7226. DOI: https://doi.org/10.18227/1678-7226rga.v8i2.2975
RODRIGUES. R.C. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ci. Inf. Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set. /dez. 2007. Disponível em: <https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1167>. Acesso em 01 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000300008
SANTOS, J. C. F. dos. Aprendizagem significativa. 2 eds. Porto Alegre, 2009.
SILVA, JR. Fotografia e ciência: a utopia da imagem objetiva e seus usos nas ciências e na medicina. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v.9, n.2, p. 343-360, maio-agosto.2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v9n2/a06v9n2.pdf>. Acesso em: 6 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-81222014000200006
VIEIRA, V.; BIANCONNI, M.L.; DIAS, M. Espaços não formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura. São Paulo, vol. 57, n.4, p 21-23, oct/dec, 2009.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4 eds. Bookman. Porto Alegre, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.




