Educação Ambiental

Reflexão e cidadania um desafio necessário para as práticas socioambientais na escola

Autores

  • Francisca Silvana Araújo Cardoso Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima https://orcid.org/0000-0002-8418-0656
  • Rosana Cléia de Carvalho Chaves Secretaria Municipal de Ensino/SME de Boa Vista/Roraima https://orcid.org/0000-0002-7591-7070
  • Marlucia Silva de Araújo Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima
  • Joselma Soares Sousa Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Federal de Roraima - UFRR https://orcid.org/0000-0002-0982-2698

DOI:

https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1184

Palavras-chave:

Educação ambiental, Três Momentos Pedagógicos, Teoria Social Cognitiva, Reino Plantae

Resumo

Os problemas socioambientais são cada vez mais nocivos ao meio ambiente e devem ser trabalhados na escola. Esse artigo apresenta os resultados de uma atividade que oportunizou a discussão reflexiva sobre a importância da Educação Ambiental na escola. O objetivo foi trabalhar a Educação Ambiental numa visão crítica, com atividades que envolveram 25 estudantes do 8º ano, abordando o conteúdo “Reino Plantae”. Para tanto, optou-se por abordagem qualitativa, pesquisa participante e bibliográfica. Foi organizada uma sequência didática organizada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos e baseada na Teoria Social Cognitiva, com atividades na sala de aula e na área verde da escola. Foram plantadas árvores frutíferas e ornamentais para benefícios relacionados ao sombreamento e complemento da merenda escolar. Os resultados foram satisfatórios, considerando a participação dos estudantes e professores, bem como a mudança de comportamento da turma com relação as questões relacionadas ao ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima - UFRR

    Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, divulgação científica, espaços não formais e Educação Ambiental. e com menor ênfase em análise de metais em amostras ambientais e monitoramento de indicadores de qualidade de água, É Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022).

     

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Publicado

14/08/2023

Como Citar

Educação Ambiental: Reflexão e cidadania um desafio necessário para as práticas socioambientais na escola. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 15, n. 1, p. 45–55, 2023. DOI: 10.24979/bmirr.v15i1.1184. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1184. Acesso em: 22 dez. 2024.

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