Educação Ambiental
Reflexão e cidadania um desafio necessário para as práticas socioambientais na escola
DOI:
https://doi.org/10.24979/bmirr.v15i1.1184Palavras-chave:
Educação ambiental, Três Momentos Pedagógicos, Teoria Social Cognitiva, Reino PlantaeResumo
Os problemas socioambientais são cada vez mais nocivos ao meio ambiente e devem ser trabalhados na escola. Esse artigo apresenta os resultados de uma atividade que oportunizou a discussão reflexiva sobre a importância da Educação Ambiental na escola. O objetivo foi trabalhar a Educação Ambiental numa visão crítica, com atividades que envolveram 25 estudantes do 8º ano, abordando o conteúdo “Reino Plantae”. Para tanto, optou-se por abordagem qualitativa, pesquisa participante e bibliográfica. Foi organizada uma sequência didática organizada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos e baseada na Teoria Social Cognitiva, com atividades na sala de aula e na área verde da escola. Foram plantadas árvores frutíferas e ornamentais para benefícios relacionados ao sombreamento e complemento da merenda escolar. Os resultados foram satisfatórios, considerando a participação dos estudantes e professores, bem como a mudança de comportamento da turma com relação as questões relacionadas ao ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisca Silvana Araújo Cardoso, Rosana Cléia de Carvalho Chaves, Marlucia Silva de Araújo, Joselma Soares Sousa, Ivanise Maria Rizzatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.