Educação

71 Itens

Todos os itens

  • O ‘amálgama’ de saberes docentes Articulações epistemológicas na Educação Física escolar

    Luís Felipe Nogueira Silva, Alcides Scaglia
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.24979/b67whw02
  • Vygotsky, Morin e Bachelard Delineamentos epistemológicos para a resolução de problemas no ensino de Matemática

    Soraya de Araújo Feitosa, Héctor José García Mendoza
    15-21
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1071
  • Uso de indicadores naturais ácido-base do contexto amazônico no ensino de equilíbrio químico

    Juliana Corrêa, Ivanise Maria Rizzatti, Régia Chacon Pessoa de Lima, Vânia das Graças Teles
    17-35
    DOI: https://doi.org/10.24979/bp1acj03
  • USO DE ESPÉCIES ARBÓREAS FLORESTAIS NO TRATAMENTO MEDICINAL ALTERNATIVO EM RORAINÓPOLIS, RORAIMA

    Vanessa de Andrade da Silva, Solange Augusta Costa, Francisco das Chagas Ferreira Silva, Antonio da Silva e Silva, Carlos Eduardo Moura da Silva
    122-128
    DOI: https://doi.org/10.24979/250
  • Trabalhando mapas conceituais no ensino superior Uma experiência na disciplina de introdução à análise matemática

    Sabrina de Souza Rodrigues
    120-131
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1085
  • Tecnologias digitais e seu uso na complementação da formação docente Uma análise da plataforma Ava MEC

    Jonathan Farias, Ednaldo Coelho Pereira
    52-63
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.972
  • Sequência didática enfocando a psicomotricidade sob a luz do esquema da equilibração de Piaget

    Jessik Karem Custódio Pereira, Daniela Mayer Antunes, Mayara Lídia Cordeiro Kraetzer, Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos
    50-69
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1407
  • Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do Ensino Médio

    Larissa Beraldo Kawashima
    172-202
    DOI: https://doi.org/10.24979/y41prq46
  • Resenha: ANANAZ, Kanguimbu, Seios e Ventre: poemas, Tchingapy Editora, Luanda, 2020

    Huarley Mateus do Vale Monteiro
    6-8
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.920
  • Repensando a formação de professores e as práticas de ensino de ciências Uma breve revisão

    Adriana Carla Oliveira de Morais Vale
    99-107
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1086
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Wender Antonio da Silva, Josefina Barrera Kalhil, Flávia Antunes
    02-09
    DOI: https://doi.org/10.24979/187
  • Reflexões sobre o valor da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem

    Fernando Albuquerque Costa
    39-51
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.954
  • O programa residência pedagógica em tempos de pandemia Apontamentos teóricos-práticos do uso de recursos tecnológicos na formação docente

    Vilma Luísa Siegloch Barros , Mara Rykelma da Costa Silva, Josefina D. Barrera Kalhil, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, José Júlio César do Nascimento Araújo
    108-119
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1078
  • Produção de maquete como material didático para o ensino de Geografia na Escola Estadual 13 de Setembro em Boa Vista, Roraima

    Eleutério da Silva Magalhães Neto, Márcia Teixeira Falcão
    6-14
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1347
  • Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

    Evandro Antonio Corrêa
    113-138
    DOI: https://doi.org/10.24979/r7frve30
  • Potencializando o discurso trans por meio da trajetória de uma estudante não-binária

    Joelma de Castro da Silva, Huarley Mateus do Vale Monteiro
    15-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1330
  • A política de expansão do ensino superior O REUNI como instrumento de interioroização

    Waldemar Moura Vilhena Júnior, Selma Suely Baçal de Oliveira
    5-13
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1035
  • O PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas Expectativas, experiências e desafios

    Alexssandra de Lemos Pinheiro, Erika Kelly Lima da Costa, Genislane Brito Rodrigues, Graziela Sampaio do Nascimento, Joreima de Jesus Rocha, Letícia do Carmo Alves Portela, Luciene do Carmo Lima, Natália Sobrinho
    5-17
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.979
  • PIBID DE PEDAGOGIA UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA­ RORAIMA

    Enia Maria Ferst
    19-29
    DOI: https://doi.org/10.24979/259
  • As perspectivas do trabalho do professor indígena com turmas multisseriadas

    Maria Janilda da Silva Damascena, Carmem Véra Nunes Spotti, Alessandra de Souza Santos
    93-110
    DOI: https://doi.org/10.24979/tzaq5298
  • Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física

    Marcos Roberto So, Gilson Santos Rodrigues
    85-112
    DOI: https://doi.org/10.24979/1x1d6252
  • Um panorama da política de educação para estudantes na área rural

    Vinícius da Silveira Magalhães, Suyene Monteiro da Rocha
    19-28
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i3.1088
  • PALEOBOTÂNICA DA BACIA DO TACUTU (PARTE II) ESTUDO MORFOANATÔMICO DE FOLHAS DO LAVRADO

    Aurino Gabriel Souza Silva, Karen Roque de Oliveira Lobo, Láisa Raely Nascimento Ângelo, Daisy Alves Oliva, Juliane Marques Souza
    DOI: https://doi.org/10.24979/k3kzf930
  • ORDEM DOS CONSTITUINTES SINTÁTICOS NA LÍNGUA YE’KWANA UM ESTUDO PRELIMINAR DA LITERATURA

    Lucas da Silva de Sá do Nascimento, Luiz Fernando Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.24979/180rds84
  • UM OLHAR SOBRE A LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM BASE NA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

    Bruna Ramos Marinho
    91-101
    DOI: https://doi.org/10.24979/344
  • A OFERTA DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR

    Tatiana Aparecida Michels, Bruna Ramos Marinho, Márcia de Campos Biezeki
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.24979/345
  • Ocorrência de queimadas em área de uso antrópico na Região Centro Sul do Estado de Roraima, Brasil

    Paulo Eduardo Barni, Yasmin Alencar Pereira, Reinaldo Imbrozio Barbosa, Valeria Souza Dias, Rayuri Vicente dos Santos, Tiago Souza Vieira, Thamyres Silva Alves, Késia Graciely Alves de Sousa, Jorge Feitosa dos Santos, Francisco Barros do Nascimento, Bianka Santos Pedreira, Aldeniza Miranda Santos, Philip Martin Fearnside
    50-64
    DOI: https://doi.org/10.24979/n7wgzf71
  • Obstáculos epistemológicos e problemas no caminho da formação do espírito científico na pós-graduação stricto sensu de doutoramento

    Solange Almeida Santos
    79-85
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1080
  • Obstáculos à educaçao escolar indígena Contextualização histórica e aproximações na Amazônia Sul-Ocidental

    Mara Rykelma da Costa Silva, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Vilma Luísa Siegloch Barros, Vandreza Souza dos Santos
    4-14
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1072
  • O POEMA “TRAGÉDIA BRASILEIRA”, DE MANUEL BANDEIRA, SOB A ÓTICA DA SEMIOLINGUÍSTICA

    Cristiani Dália de Mello
    57-61
    DOI: https://doi.org/10.24979/285
  • O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais

    Waldemar Moura Vilhena Jr
    92-109
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1323
  • Novo ensino médio e o esquecimento da educação especial na perspectiva da educação inclusiva

    Francisco Edson Pereira Leite
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1364
  • Mocambo A comunidade, a escola e os desafios da educação do campo

    Huarley Mateus do Vale Monteiro, Thyelly Castro e Silva
    5-12
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.976
  • O MÉTODO DAS 3 ETAPAS NAS AULAS DE INGLÊS DA NETFLIX AO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM

    Filipe Marchioro Pfützenreuter
    47-60
    DOI: https://doi.org/10.24979/348
  • O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social

    Elemar Kleber Favreto, Anderson Ercilio dos Reis Franco, Gabrielly Maria Camargo de Jesus, Leonardo Deosti, Michel Corci Batista
    14-21
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1060
  • A LADAINHA DE LA PAZ METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO DURANTE AS AÇÕES DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UERR RORAINÓPOLIS

    Drª. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Ian Silva de Sousa, Rosária da Silva de Oliveira, Joel Ramanan da Cruz, André Camargo, Iracilma da Silva Sampaio, Cássia Patrícia Muniz de Almeida
    15-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.170
  • Kheuól do Uaçá (Amapá) Aspectos históricos, gramática e educação

    Glauber Silva
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i2.1016
  • INSETOS DE OCORRÊNCIA NAS CULTURAS DO MILHO E DO FEIJÃO NO SISTEMA SOLTEIRO E CONSORCIADO CULTIVADOS EM SUCESSÃO À LEGUMINOSAS

    Leudiane Luz da Silva, Mariana Ramos de Souza, Tatiane Marie Martins Gomes de Castro
    DOI: https://doi.org/10.24979/8a87a341
  • A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPR

    Andréa Luciane Buch Bohrer
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.24979/341
  • Imagens interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática Uma revisão da literatura

    Thaís Mendes Rocha, Elemar Kleber Favreto, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Marcela de Souza Silva Marcelino, Raquel da Costa
    15-22
    DOI: https://doi.org/10.24979/0gzz2j96
  • Herbário e xiloteca do Campus Rorainópolis (LMFG/UERR) Apoio às pesquisas científicas sobre a flora de Roraima

    Tiago Monteiro Condé, Elifaz Passos Silva, Danielle Maria Dias dos Santos, Nayara Oliveira Vasconcelos
    51-61
    DOI: https://doi.org/10.24979/3fhag712
  • GRUPOS VULNERÁVEIS E DIREITOS HUMANOS SAÚDE MENTAL DOS IMIGRANTES VENEZUELANOS EM BOA VISTA-RR

    Mariana Djenane Pessoa de Albuquerque Rodrigues, Emanoel Maciel da Silva Ramiro
    DOI: https://doi.org/10.24979/911fp108
  • FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM TEMPO DE COVID-19

    Flávia Kaine Pereira Alves Mineiro, Lucas Portilho Nicoletti, Rosangela Duarte
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.815
  • A formação de professores em perspectiva Uma abordagem a partir do conceito de trabalho de Foucault

    Marilda Vinhote Bentes
    56-65
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1077
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Rafael Garcia, Ana Paula Aporta, Fatima Elisabeth Denari
    33-45
    DOI: https://doi.org/10.24979/346
  • Formação de professores e o uso de tecnologias digitais em tempos de pandemia Reflexões e decisões

    Vilma Luísa Siegloch Barros, Mara Rykelma da Costa Silva, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Vandreza Souza dos Santos
    35-45
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1074
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

    Marlise Márcia Trebien, Wiusilene Rufino de Souza, Elialdo Rodrigues de Oliveira, Jaci Lima da Silva
    91-102
    DOI: https://doi.org/10.24979/359
  • FESTIVAL PARALÍMPICO PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLUNTÁRIOS

    Guido Yano Rodrigues Oliveira Barreto, Vinícius Denardin Cardoso, Marcelo de Castro Haiachi, Lucas Portilho Nicoletti
    38-46
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.869
  • Experiências de implantação de classe hospitalar no Brasil Impasses e possibilidades

    Karine de Alcântara Figueiredo, Tânia Cristina de Oliveira Valente
    76-89
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.971
  • Experiência mediatizada por grupo colaborativo Formação/desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto amazônico

    Francisco Leugenio Gomes, Dr. Gilberto Francisco Alves Melo
    86-98
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1083
  • A escola como locus A quantas anda o ensino das atividades circenses?

    Marco Antonio Coelho Bortoleto
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.24979/qy8g3x71
  • Epistemologia de Larry Laudan e a licenciatura em Ciências Biológicas em contexto amazônico Um estudo sobre o currículo e possíveis contriuições

    Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos, Patrícia Macedo de Castro, Ricardo Carvalho dos Santos
    46-55
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1076
  • O ensino remoto emergencial sob a ótica do docente indígena: Estudo exploratório numa escola indígena

    Eullir Silva Bento
    110-126
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1178
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM RORAIMA A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    Elecy Rodrigues Martins
    142-149
    DOI: https://doi.org/10.24979/278
  • O Ensino da Geografia e a Educação Especial e Inclusiva Análise da Metodologia Aplicada a Alunos com Deficiência Auditiva do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof.ª Coema Souto Maior Nogueira na Cidade de Boa Vista/RR.

    Rildo Dias da Silva, Maria das Dores Cardoso Pimentel
    22-32
    DOI: https://doi.org/10.24979/353
  • Efeitos da educação física sobre indicadores de saúde de jovens e adultos avaliados em quatro momentos anuais

    Vanilson Lemes, Arieli Fernandes Dias, Caroline Brand, Camila Felin Fochesatto, Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Anelise Reis Gaya
    71-78
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.910
  • A educação escolar indígena como objeto de pesquisa Caminhos possíveis

    Mara Rykelma da Costa Silva, Josefina D. Barrera Kalhil, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Vilma Luísa Siegloch Barros
    66-78
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1079
  • Educação e interculturalidade no contexto roraimense

    Silvana Mara Carvalho Moura, Alessandra Santos, Jairzinho Rabelo
    11-18
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i3.1063
  • A educação e a gamificação Possibilidades nas aulas remotas

    Jairzinho Rabelo, Inayara da Silva, Lady Fontenele
    22-28
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i3.1055
  • DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO ESCOLAR ALGUMAS PERCEPÇÕES SOBRE O SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

    Jessik Karem Custódio Pereira, Verônica Soares Santos, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Marilene Kreutz de Oliveira
    91-105
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.826
  • As contribuições do PIBID na formação do professor Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR

    Ediane Sousa Miranda Ramos, Luana Sampaio Urçulino, Aldemize Gomes Segantini, Giovana Ferreira Garcia de Menezes, Francimeres Silva Alves, Stephanie Carlos Oliveira, Fabiana Sousa Lopes, Maria Catarina Gonçalves do Nascimento, Meikciane Oliveira Silva
    29-34
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1012
  • A construção do conhecimento Breve discussão sobre aspectos histórico-epistemológicos e as contribuições de Karl Popper, Larry Laudan, Gaston Bachelard e Thomas Kuhn para a pesquisa em educação

    Vandreza Souza dos Santos, Mara Rykelma da Costa Silva, Vilma Luísa Siegloch Barros
    22-34
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.1073
  • CONHECIMENTO SOBRE CLIMATÉRIO E MENOPAUSA ENTRE MULHERES FREQUENTADORAS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE BOAVISTENSES

    Lorranny de Almeida Moraes, Werly Johnny Santos do Nascimento, Pedro Lívio Dalpasquale, Vicente de Brito Fóggia, Iara Leão Luna de Souza
    DOI: https://doi.org/10.24979/se8rpk94
  • Um conhecimento sobre a formação de professores de educação física na perspectiva inclusiva

    Giselle Fontenelle de Matos, Vinícius Denardin Cardoso, Lucas Portilho Nicoletti
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i1.1061
  • CONFIABILIDADE DE UM ESCORE DE APTIDÃO FÍSICA AUTORRELATADA EM 2020, E ASSOCIAÇÃO COM A APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS NO ANO 2019

    Vanilson Lemes, Anelise Reis Gaya, Adroaldo Cezar Araujo Gaya
    10-24
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.809
  • Conexão e conectividade dos acadêmicos do ensino superior público em Roraima Desafios e necessidades para implementação das aulas remotas

    Wender Antônio da Silva, Sérgio Mateus, Fernando Albuquerque Costa, Janaine Voltolini de Oliveira, Melanie Kaline Truquete
    46-56
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v14i1.866
  • BREVE HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO BRASIL À AMAZÔNIA SETENTRIONAL

    Ivanise Maria Rizzatti, Joselma Soares Sousa
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.24979/352
  • Avaliação florística de uma trilha de educação ambiental para adequação sensorial no Parque Estadual de Cunhambebe - RJ, Brasil

    Vanessa Maria Basso, Gabriela Fontes Mayrinck Cupertino, Julia Martins Dias de Oliveira, Isabela Bandeira Trece, Eriklis Amorim de Miranda
    36-44
    DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v16i1.1201
  • Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da Educação Física escolar

    Profa. Dra. Luciana Venâncio, Prof. Dr. Luiz Sanches Neto
    45-69
    DOI: https://doi.org/10.24979/p0s37m71
  • Análise sobre as mudanças para a Educação Física no Ensino Médio à luz da BNCC Desafios na docência e para a formação de professores

    Francisco Edson Pereira Leite, Doutor João Luiz da Costa Barros
    20-44
    DOI: https://doi.org/10.24979/2bx9z245
  • A AÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

    Lana Cristina Barbosa de Melo
    2.21
    DOI: https://doi.org/10.24979/343