A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SOLAR SYSTEM SCOPE E DOS MAPAS CONCEITUAIS, COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.24979/98Resumo
Esse artigo trata de uma pesquisa realizada sobre a utilização do Software Educacional Solar System Scope - SSS visando facilitar a aprendizagem significativa, para ajudar o aluno a desenvolver uma melhor aprendizagem dos conteúdos de Astronomia trabalhados na disciplina de Ciências. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos Mapas Conceituais de Joseph Novak. Para nortear o trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, e o método participante. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de softwares educativos e suas contribuições no ensino de Ciências. A pesquisa de campo foi desenvolvida no sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-RR, que iniciou com uma prova diagnóstica, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema trabalhado. Após a análise dos dados obtidos, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com base nos princípios da Teoria de Ausubel, utilizando o Software SSS, e os mapas conceituais para o registro dos conceitos identificados. Ao final da sequência didática, foi realizada uma nova avaliação escrita para análise comparativa entre os dois testes, para então poder avaliar o aprendizado dos alunos através da metodologia utilizada na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.