BREVE HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

DO BRASIL À AMAZÔNIA SETENTRIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/352

Palavras-chave:

Roraima, Reforma do ensino médio, Educação integral, Políticas públicas em educação

Resumo

A proposta da Educação Integral no contexto educacional brasileiro não é de hoje, e está sendo implantada gradativamente, com o intuito de oferecer para a população uma educação de qualidade.  No entanto, a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) já estava incluída no Plano Nacional de Educação entre uma das metas a serem alcançadas até 2024. Porém, essa nova modalidade traz muitos questionamentos sobre a sua implantação, principalmente em relação às disciplinas ditas não obrigatórias, bem como sobre a estrutura das escolas que estão recebendo essa nova modalidade. Com base na pesquisa documental e bibliográfica objetivou-se refletir sobre à Educação Integral no Brasil, diante desta conjuntura atual. E assim estaremos explanando um breve resgate histórico da “Educação Integral”, e o novo Ensino Médio, sendo a atual realidade nos estados brasileiros, inclusive em Roraima, diante da proposta atual de implantação do EMTI que teve início em 2017. Entretanto, ainda temos um grande desafio a ser percorrido diante da implantação do EMTI nas escolas públicas em todo o Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor doutor nível IV da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, divulgação científica, espaços não formais e Educação Ambiental. e com menor ênfase em análise de metais em amostras ambientais e monitoramento de indicadores de qualidade de água, É Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022).

  • Joselma Soares Sousa, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2013) e graduação em Quimica pela Universidade Estadual de Roraima (2011).

Downloads

Publicado

29/05/2020

Como Citar

BREVE HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL : DO BRASIL À AMAZÔNIA SETENTRIONAL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 69–90, 2020. DOI: 10.24979/352. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/352.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 295

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)