Potencializando o discurso trans por meio da trajetória de uma estudante não-binária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i1.1330

Palavras-chave:

Escrevivência, Trans não-binária, Narrativa, Identidade

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se por uma escrevivência trans não-binária, a qual objetiva apresentar uma narrativa não-binária como forma de contribuir para estudos voltados para essa comunidade. Pretende-se possibilitar uma reflexão crítica acerca das dificuldades da existência de um corpo que performa uma caricatura avessa ao tradicional em um espaço que invalida essa identidade, abordando desde os sentimentos de autodescoberta até conflitos em que a binaridade imposta na sociedade atual provoca em um corpo transgênero e o peso dessa trajetória no meio familiar, escolar e cristão. Evidencia-se, ao final, a universidade como espaço de voz no incentivo e fomento de discursos oriundos daqueles cuja imagem se rebela ao tradicionalismo que oprime e silencia.

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Biografia do Autor

  • Huarley Mateus do Vale Monteiro, Universidade Estadual de Roraima

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Pedagogia pela UNINOVE-FAC de São Roque/SP (2013) e graduando em Direito. Tem mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba-UNISO/SP (2013). É Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA-2019). Pertence ao quadro de professores efetivos da Universidade Estadual de Roraima-UERR atuando nos cursos de Graduação. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em narrativas de resistência produzidas nos séculos XX e XXI. Desenvolve pesquisa a partir das seguintes temáticas: narrativa de resistência, cotidiano, educabilidade, memória, fronteira, corpo, saberes indígenas e quilombolas..É pesquisador do NARRARES-PPGL/UFPA e Lider do Grupo de Pesquisa TEPUY./UERR.

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Publicado

16/05/2024

Como Citar

Potencializando o discurso trans por meio da trajetória de uma estudante não-binária. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 15–24, 2024. DOI: 10.24979/ambiente.v17i1.1330. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1330.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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