A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE GALPERIN
DOI:
https://doi.org/10.24979/125Resumo
Este artigo aborda reflexões com bases epistemológicas sobre o uso da metodologia resolução de problemas no ensino de ciências em consonância com o lúdico na perspectiva teorizada por Galperin. Considerando a dificuldade por parte dos educadores em utilizar a problematização no contexto do ensino de ciências e a deficiência dos estudantes em solucionar problemas, o objetivo do trabalho foi apresentar princípios capazes de nortear o professor em sua prática docente a fim de despertar no aluno a um olhar reflexivo sobre conhecimento científico por meio de situações problemas através de jogos educativos articulado com a Formação por Etapas das Ações Mentais. Fundamentado a partir de pesquisa bibliográfica no intuito de subsidiar uma reflexão sobre um ensino problematizador com emprego do jogo pedagógico capaz de auxiliar o desenvolvimento cognitivo do educando dentro da teoria formulada por Galperin.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.