Os organismos internacionais e as políticas públicas para o ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1128Palavras-chave:
Organismos internacionais, Políticas públicas, Ensino superiorResumo
O texto é parte da disciplina Educação, Estado e Políticas Públicas, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM. Trata-se de um Ensaio de caráter bibliográfico no qual procuramos refletir a partir de uma perspectiva sociológica sobre o papel dos Organismos Internacionais e suas influências e/ou interferências nas Políticas de Ensino Superior no Brasil. Com efeito, o trabalho está dividido em quatro seções, que incluem a introdução e a conclusão: na primeira parte tratamos sobre os Organismos Internacionais e suas influências nas Políticas Públicas de Ensino Superior; na segunda parte, fizemos incursões no contexto das Políticas Públicas de Ensino Superior e suas relações com os governos e os partidos políticos a partir das diretrizes do grande capital capitaneadas pelo Banco Mundial e por suas organizações subsidiárias. E, finalmente, na conclusão, buscamos relacionar a reflexão sobre as questões tratadas no artigo ao papel da interiorização do Ensino Superior.
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