MÚSICA, HABITUS E SOLIDÃO

A TRAJETÓRIA SOCIAL DE UM MÚSICO DE CLASSE POPULAR NA CIDADE DE RIO GRANDE, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/692

Palavras-chave:

Música, Socialização, Conceito de hábitus

Resumo

O presente artigo consiste num estudo etnográfico sobre a trajetória de vida de um músico de classe popular, atuante no mercado de música ao vivo na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. A partir dos dados observados durante a pesquisa de campo, busca-se analisar a trajetória desse músico de formação popular que se tornou professor de música e músico profissional, através do conceito de habitus segundo Pierre Bourdieu, atentando-se para como sua história de vida e sua posição contraída entre dois mundos sociais pode gerar sentimentos e práticas contraditórios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo de Castro Albernaz, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), Especialização em Memória. Identidade e Cultura Material (Ufpel), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Humanidades da Universidade de Tübingen, Alemanha. É membro do o Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, coletivo interdisciplinar de formação e atuação científica no campo da etnomusicologia/antropologia da música. Atualmente é professor de antropologia da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia das sociedades complexas, etnomusicologia e etnologia.

Downloads

Publicado

29/05/2020

Como Citar

MÚSICA, HABITUS E SOLIDÃO: A TRAJETÓRIA SOCIAL DE UM MÚSICO DE CLASSE POPULAR NA CIDADE DE RIO GRANDE, RS. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 112–127, 2020. DOI: 10.24979/692. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/692.. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 296

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.