GESTÃO UNIFICADA DAS VARAS CRIMINAIS DE BOA VISTA-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/288

Palavras-chave:

Gerencialismo, Poder judiciário, Roraima, Secretaria unificada

Resumo

A evolução da administração pública de patrimonialista para gerencial tardou quase 500 anos, passando da apropriação do público pelo privado e da burocracia autoritária ao gerencialismo, com a tentativa de administração real dos serviços públicos essenciais, diante do fracasso dos modelos administrativos anteriores. Nesta visão contemporânea ganhou destaque entre outros os serviços judiciais, especialmente pela não obediência ao princípio constitucional da “razoável duração do processo”. A pouca ou às vezes nenhuma eficiência da Justiça intensificou a aprovação da Emenda Constitucional n. 45/2004, a aguardada reforma que criou o Conselho Nacional de Justiça, com a missão de gerenciar e fiscalizar as atividades do Poder Judiciário. Assim, a partir do estabelecimento de metas prioritárias os Tribunais passaram a adotar modelos de gerencialismo, entre eles e a mais recente foi a transformação de unidades judiciárias pouco eficientes em secretarias unificadas, o que ocorreu com o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Portaria TJRR, de 24 de maio de 2017. Com efeito, este artigo aborda a análise dos dados e opiniões dos usuários, considerando o antes e o depois da instalação da Secretaria Unificadas das Varas Criminais, para saber se houve melhoria efetiva na prestação dos serviços judiciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Cardoso Furlan, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Juiz de Direito, Professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Roraima, Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aluno da pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual de Roraima em parceria com a EJURR.

  • Lorenna Bispo, Universidade Estadual de Roraima

    Economista,  Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima e Professora do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual de Roraima em parceria com a EJURR.

Downloads

Publicado

26/12/2019

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Categorias

Como Citar

GESTÃO UNIFICADA DAS VARAS CRIMINAIS DE BOA VISTA-RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 144–157, 2019. DOI: 10.24979/288. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/288.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.