PIBID DE PEDAGOGIA

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA­ RORAIMA

Autores

  • Enia Maria Ferst Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/259

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Natureza, Educação ambiental, PIBID

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do diagnóstico do ensino de Ciências da Natureza e a Educação Ambiental realizado na 3a série do Ensino Fundamental, em duas escolas estaduais, no município de Boa Vista­ RR, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência­PIBID/CAPES, no subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima. Aborda  a realidade do ensino de Ciências, a prática da Educação Ambiental e a relação entre teoria e prática na sua efetivação. Utilizou­se a pesquisa exploratória de cunho quali­quantitativo, com análise e interpretação dos dados coletados em campo, a partir do método analítico­descritivo. Os instrumentos de coleta de dados que embasam o presente artigo foram questionários de  pesquisa aplicados a quatro professores e setenta alunos. Os resultados obtidos evidenciaram um ensino precário e desvinculado  das questões ambientais. Constatou­se ainda que não há  uma proposta curricular para o ensino de Ciências da Natureza; é realizada uma adequação dos conteúdos do livro didático às necessidades da turma. Foi observado que o ensino de  Ciências não atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Ambiental é trabalhada no currículo de forma superficial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01/06/2012

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Categorias

Como Citar

PIBID DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOA VISTA­ RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 19–29, 2012. DOI: 10.24979/259. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/259.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 321

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.