Gaseificação e pirólise da casca da castanha de caju (ccc) em estudos de avaliação do ciclo de vida (acv) para fins energéticos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.950

Palavras-chave:

Casca da Castanha de Caju, Gaseificação, Pirólise

Resumo

A Casca da Castanha de Caju (CCC) é uma biomassa residual proveniente do processo de beneficiamento da castanha de caju e o uso adequado desse resíduo vem se tornando cada vez mais atrativo. Desta forma, o presente trabalho possui como objetivo aplicar a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para compreender os impactos ambientais desses processos, em unidades-piloto com capacidade de processamento de 150 kg/h, visando à geração de energia. Uma ACV do tipo gate-to-gate (fronteiras do sistema) foi aplicada. Na categoria GWP (Potencial de Aquecimento Global) foi verificado que a queima do carvão oriundo da pirólise emite anualmente 114 tCO2-eq e a gaseificação apenas 80,4 tCO2-eq. A queima do syngas no gerador, em ambos os processos, foi responsável pelas emissões de NOX que sensibilizaram a categoria POCP (Potencial de formação de Ozonio Fotoquimico). Já na categoria de emissão de PM2,5 (Material Particulado de 2,5 m) o carvão da pirólise mais uma vez foi um dos maiores responsáveis pelo agravamento dos impactos ambientais desta categoria, emitindo um total de 21,9 kg de PM2,5- eq, enquanto que o processo de gaseificação foi responsável somente pela emissão de 0,25 % desse total.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lamec Sampaio Freitas, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Graduação em Mecatronica Industrial pelo Instituto Federal do Ceará - Reitoria e Mestrado em Energias e Meio Ambiente pela UECE - Universidade Estadual do Ceará

  • Daniel Silveira Serra, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Licenciado em Física pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-2017) e Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR-2006), com Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2013) e Doutorado em Biotecnologia de Recursos Naturais (UECE-2018) , pós graduação em Terapia Manual e Postura (Universidade de Maringá) e em Acupuntura (INCISA). Atualmente é Professor Temporário do Curso de Graduação em Física (UECE) e discente do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas (UECE). Membro do Corpo Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (CMACFA-UECE). Membro do corpo editorial das revistas Clinics in Respiratory Medicines, Theranostics of Respiratory & Skin Diseases, Journal of Molecular Sciences e Journal of Biomedical Science & Applications. Revisor "ad hoc" das revistas Ecotoxicology and Environmental, Respiratory Research, Inflammation e Respiratory Physiology & Neurobiology. Participa das atividades de pesquisa do Laboratório de Biofísica da Respiração (LBR-UECE) e dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS-UECE), com ênfase em Energia, Meio Ambiente e Biofísica.

  • Nara Angélica Policarpo, Universidade de São Paulo/USP

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e pós-doutoranda da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de poços, fluidos de perfuração e propriedades PVT.

  • Mona Lisa Moura de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará/UECE

    Doutora em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico - Lisboa (2009) em cooperação com a Universidade de Málaga - Espanha. É professora Adjunta do Curso de Física e membro do conselho LAIS - Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenou o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE no período de 03/2016-03/2019. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UECE (Área CAPES - Interdisciplinar) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE-Fortaleza (Área CAPES - Engenharias I). Foi presidente da Câmara de Inovação da UECE (2019-2020). Atualmente é membro do comitê científico da Rede Nacional de Combustão (RNC). Possui experiência nas áreas de veículos automotores, biocombustíveis, energias, sistemas térmicos, biomassa, combustão, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de produtos e processos, monitoramento e controle de emissões, catálise ambiental e adsorção. Participa também do Comitê Técnico do Programa Federal Rota 2030 - Linha V (Biocombustíveis, Propulsão Alternativa à combustão e Segurança Veicular), coordenado pela FUNDEP.

Referências

ALCOCER, J. C. A.; DUARTE, J. B. F.; PEREIRA, M. C.; OLIVEIRA, M. L. M.; LIMA, R. K. C.; BENEVIDES, D.; BARROS, G., 2015 Mass and Energy Balance of a Cashew Nut Shell Gasification Pilot Unit Utilized in Power Generation. Revista IEEE América Latina, v. 13, p. 1-5.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço Energético Nacional 2021. Rio de Janeiro, 2020. 42 p.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço Energético Nacional 2019. Rio de Janeiro, 2019. 16 p.

FIGUEIREDO, Renata Andrade. Caracterização dos produtos da pirólise da casca de caju: influência da taxa de aquecimento e da temperature. 2011. 126 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP. 25/02/2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p 1-78. Janeiro 2016.

GABi® software, - http://www.gabi-software.com/brazil/index/, acesso em Julho de 2016.

PATEL, M., ZHANG X., KUMAR, A., Techno-economic and life cycle assessment on lignocellulosic biomass thermochemical conversion technologies: A review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, Vol.53, Pag.1486-1499.

M., Life cycle assessment of biohydrogen production as a transportation fuel in Germany. Bioresource Technology, Vol. 150, pag. 466-475.

VIANA, A. N. C., BORTONI E. C., NOGUEIRA, F. JOSÉ H., HADDAD J., NOGUEIRA L. A. H., VENTIRINI, O. J., YAMACHITA, R. A., Eficiência Energética: Fundamentos E Aplicações, 1a. Edição, Universidade Federal de Itajubá, Excen, Fupai, Campinas – SP 2012.

WILLERS, Camila Daniele; RODRIGUES, Luciano Brito; SILVA, Cristiano Alves, Avaliação do ciclo de vida no Brasil: uma investigação nas principais bases científicas nacionais. Produção, v. 23, n. 2, p. 436-447. Junho 2013.

WULF C., KALTSCHMITT M., Life cycle assessment of biohydrogen production as a transportation fuel in Germany. Bioresource Technology, Vol. 150, pag. 466-475.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Gaseificação e pirólise da casca da castanha de caju (ccc) em estudos de avaliação do ciclo de vida (acv) para fins energéticos. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.950. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/950.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 321

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)