EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL SOB A ÓTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Josias Ferreira da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i2.799

Palavras-chave:

Educação Integral, Políticas educacionais, Escola de Tempo Integral, Formação Docente

Resumo

Este artigo se propõe delinear como a educação de tempo integral no Brasil encontra-se estruturada, sob a ótica das políticas públicas sobre a educação integral brasileira. Seu objetivo é discutir se de fato ocorre melhoria na qualidade da educação com essa modalidade de ensino. A metodologia utilizada se embasa numa revisão bibliográfica fundamentada no ECA (1990), CF/1988, LDB 9.394/1996, PNE 13.005/2014, Plano de Desenvolvimento da Educação - Compromisso Todos pela Educação - Decreto n. 6.094/2007, Programa Mais Educação - Portaria Normativa Interministerial n. 17 de 24/04/2007; Decreto 7.083/2007; Decreto nº 6.253/2007 (FUNDEB); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O embasamento teórico aborda autores que tratam da escola de período integral, da progressão continuada, da política da educação brasileira, destacando: Aguilar (2013), Azevedo (1997), Ball e Mainardes (2011), Barreto (2009), Chaves (2002), Coimbra (2002), Jann e Wegrich, (2007), Jeffrey (2011, 2012, 2013, 2015), Menezes e Leite (2012), Nunes (2000), dentre outros. Por fim, este artigo comprova que é possível proporcionar uma educação de tempo integral de excelência, de modo a tornar-se referência no modelo de gestão em educação.

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Biografia do Autor

  • Josias Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    PÓS DOUTORADO EM EDUCAÇÃO FE/UNICAMP - 2018/2019 - TÍTULO - Implantação da Escola de Aplicação de Tempo Integral e do Campus de Excelência da UERR. ESTÁGIO PÓS DOUTORAL (2019) na UNC/Universidad Nacional de Córdoba - UBA/Universidad de Buenos Aires - UNM/Universidad Nacional de Moreno. DOUTORADO/FEF/UNICAMP (2010). Título da Tese - Métodos de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental. MESTRADO EM EDUCAÇÃO/PUC-Campinas, SP. (2000) - Título da Dissertação: Dinâmica de Aula e Avaliação no Cotidiano de uma 5ª Série do Ensino Fundamental. PSICOPEPAGOGO/Faculdade Plínio Augusto Amaral/SP. (1998). GRADUADO EM PEDAGOGIA/Faculdade Renascença/SP. (1994). GRADUADO EM LETRAS/Faculdade Renascença/SP. (1992). Professor Efetivo/UERR - Universidade Estadual de Roraima, Campos de Boa Vista (2010). Atuou nas funções: Coordenador Área Ciências Humanas/UERR (2011-2013); Coordenador Curso Pedagogia/UERR (2012/2013); Coordenador Projeto CAPES:/ Novos Talentos da UERR - da Ciência à Cidadania. (2010-2013); Presidente CAI/UERR - Comissão de Avaliação Institucional (2017); Diretor Departamento Pós-Graduação/UERR (2016); Diretor Departamento de Ensino e Graduação/UERR (2017); Presidente do Projeto/UERR/do Curso de Pedagogia do Campo (2010); Membro da comissão de revisão do Curso de Formação de Oficiais PM - Boa Vista/RR (2011); Docente do Mestrado Ensino de Ciências/UERR disciplinas Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências, Avaliação Critérios e Processos. Docente Mestrado Segurança Pública - disciplinas Fronteira e Territórios, Escrita Científica. Coordenador do Curso de Pós Graduação de Gestão Do Ensino Superior/UERR (2017). Orientação de dissertação no Mestrado; Monografias na Especialização e TCC na Graduação da UERR. No Curso de Pedagogia lecionou as disciplinas: Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Educacional, Ética na Educação, Teoria Curricular, Políticas Públicas na Educação Básica, Comunicação Oral e Escrita, Sociolinguística, Fonética e Fonologia e no PARFOR, segunda licenciatura de Letras. Atuou no Ensino Superior em diversas instituições privadas como professor de Didática, Comunicação e Expressão; Técnicas de Apresentação e Comunicação Oral e Língua Portuguesa, Leitura e Interpretação de Textos, nos cursos de: Pedagogia Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais. Na FAP - FACULDADES POLITEC, Santa Barbara D'Oeste/SP (2009/2010), lecionou nos cursos de Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle de Automação, Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Educação Física. Atuou como professor da Universidade UNIDERP/Anhanguera, responsável pelos Cursos de Letras e Pedagogia, no pólo de Hortolândia/SP. (2007/2008). Implantou os cursos de Letras: Português Inglês e Português Espanhol na FAP - Faculdades Politec - Americana (2007-2008). Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade IESCAMP - Campinas/SP e foi professor das disciplinas: Linguagem e Comunicação no Curso de Pedagogia e de Comunicação Empresarial no Curso de Administração (2007-2008). Atuou como professor titular na Faculdade ASMEC (Ouro Fino/MG: 2003-2005), nos Cursos de Pedagogia, Letras e Geografia, das disciplinas: Didática I, II e III; Metodologia Científica; TCC; Sociologia; Antropologia Física e Cultural e Políticas Educacionais. Trabalhou na PUC-Campinas/SP, na CAINST - Comissão de Avaliação Institucional 2000/2001. Atuou como professor de Português e Inglês, na rede pública estadual de São Paulo e em Escola Particular, no Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2010. Professor de Literatura - Ensino Médio, do Colégio Politec Americana/SP (2009). Atuou como Diretor da Escola Renascença, Ensino Fundamental e Médio, em Brasília/DF. (1994-1997). Diretor da Escola de Educação Infantil Luz do Saber, Campinas/SP de 1998 a 2010.

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Publicado

13/10/2020

Como Citar

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL SOB A ÓTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 81–90, 2020. DOI: 10.24979/ambiente.v13i2.799. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/799.. Acesso em: 19 abr. 2024.

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