ESTRATÉGIAS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vanessia Pereira Noronha Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Jairzinho Rabelo Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/273

Palavras-chave:

Estratégias textuais, Prática leitora, Produção textual

Resumo

São muitos os mitos relacionados à prática da escrita, principalmente no que condiz as produções textuais dos alunos na escola. Para isso, espera-se que o alunado utilize de estratégias textuais que possa evidenciar sua reflexão sobre determinado tema de modo a demonstrar seu conhecimento de mundo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar quais são as estratégias textuais utilizadas pelos alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado de Roraima. O corpus é aqui constituído por três redações, pertencentes à tipologia textual dissertativo-argumentativa, escolhidas de forma aleatória, e elaboradas pelos alunos no inicio do 4º Bimestre letivo - 2018. A presente investigação fundamentou-se na Linguística Textual, por meio dos estudos propostos por Koch (2002; 2004; 2009; 2015) e Marcuschi (1998; 1983; 2005; 2007) e também se ancorou no quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo, proposto por Bronckart (1999; 2008). A metodologia que orienta o trabalho aqui apresentado é de cunho qualitativo. Face ao exposto, os resultados revelam que os candidatos exploraram mesmo que timidamente os seus conhecimentos prévios, embora os textos ainda apresentem problemas relacionados à organização e ao planejamento textual evidenciados na materialidade do texto em si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessia Pereira Noronha, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Letras/Literatura (UFRR), Especialista em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística (UERR) e Mestre em Linguística (UNIFRAN)

  • Jairzinho Rabelo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Mestre em Letras (UFRR), Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp/Araraquara) e professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Downloads

Publicado

01/10/2019

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

ESTRATÉGIAS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 85–95, 2019. DOI: 10.24979/273. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/273.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 108

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.