DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL, BOA VISTA, RORAIMA

Autores

  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Estadual de Roraima
  • Isnara Oliveira Bessa Universidade Estadual de Roraima
  • Régia Chacon Pessoa Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/213

Palavras-chave:

Pilhas e baterias, Metais pesados, Descarte, Meio ambiente

Resumo

No mundo globalizado, a demanda por pilhas e baterias cresce cada vez mais, e estas saem das mãos do próprio consumidor e vão parar direto na lata de lixo comum, sendo descartadas em locais inadequados, sem nenhuma noção exata dos danos que elas podem causar. Apesar da aparência inocente e do seu tamanho, elas acabam causando danos irreparáveis, sendo hoje
um grave problema ambiental. O presente trabalho teve como objetivo trabalhar com os alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, localizada em Boa Vista, Roraima, o grande problema do descarte inadequado desses materiais, que a cada ano vem aumentando. Para tanto, fez-se uma abordagem teórica e aplicação de questionários sobre o
descarte correto de pilhas e baterias. Os resultados demonstram que apesar da maioria dos alunos entrevistados terem conhecimento da presença de metais pesados na composição de pilhas e baterias, o principal destino após o seu esgotamento energético é o lixo doméstico. Desta forma, evidencio-se a necessidade de palestras e oficinas educativas nas escolas, com o
intuito de sensibilizar e educar ambientalmente os alunos para que através de suas atitudes possam estar protegendo o meio ambiente e a si mesmo.

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Publicado

01/01/2013

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL, BOA VISTA, RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 81–90, 2013. DOI: 10.24979/213. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/213.. Acesso em: 23 abr. 2024.

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