INFORMAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

CONTRIBUTOS DE UM ESTUDO SOBRE DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE IBIRÁ (SP)

Autores

  • Maxwell Luiz da Ponte Universidade Estadual de Campinas
  • Joseli Maria Piranha

DOI:

https://doi.org/10.24979/194

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Água, Sustentabilidade, Geoconservação

Resumo

Considerando o quadro de degradação acentuada dos bens naturais, não obstante a importância de sua conservação, no presente estudo, uma pesquisa documental, avaliou-se aspectos relacionados à gestão ambiental na Estância Hidromineral de Ibirá, São Paulo, com o objetivo de avaliar, em especial, aspectos relacionados à disponibilidade hídrica face ao uso e à ocupação territorial, tanto em área urbana quanto rural. A Estância tem sua economia relacionada ao geoturismo, ao agronegócio e à extração mineral de águas. Os resultados
revelaram aspectos históricos importantes para a gestão e conservação dos recursos hídricos e do ambiente, tais como episódios de escassez hídrica em fontes de águas minerais do Balneário Municipal e a diminuição progressiva observada nos indicadores de disponibilidade hídrica no período analisado. Em decorrência, aponta-se a necessidade de implantação de planos e estratégias de gestão que promovam mudanças urgentes da forma de uso das águas no município.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual de Campinas

    Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências do Sistema Terra, Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Rua Carlos Gomes, 250 – Cidade Universitária. Campinas – São Paulo. Centro de Referências em Ciência do Sistema Terra (CRECIST), Departamento de Química e Ciências Ambientais (DQCA), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rua. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth, São José do Rio Preto – São Paulo.

  • Joseli Maria Piranha

    Centro de Referências em Ciência do Sistema Terra (CRECIST), Departamento de Química e Ciências Ambientais (DQCA), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rua. Cristóvão Colombo, 2265 - Jardim Nazareth, São José do Rio Preto – São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências do Sistema Terra, Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Rua Carlos Gomes, 250 – Cidade Universitária. Campinas – São Paulo.

Downloads

Publicado

15/07/2019

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Como Citar

INFORMAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: CONTRIBUTOS DE UM ESTUDO SOBRE DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE IBIRÁ (SP). Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 53–62, 2019. DOI: 10.24979/194. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/194.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 103

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.