A FILOSOFIA LOGICISTA DE BERTRAND RUSSELL NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Virgínia Florêncio Ferreira de A. Nascimento Universidade Estadual de Roraima
  • Jardel Sousa Leite Universidade Estadual de Roraima
  • Patrícia Macedo de Castro Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/192

Palavras-chave:

Ciência, filosofia, professor, matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as concepções de Russel a respeito da filosofia logicista na matemática, destacando suas contribuições à ciência educacional apresentando princípios capazes de nortear o professor a transmitir ao estudante o conhecimento sobre a disciplina de matemática de forma mais eficiente, fazendo com que o aluno interaja com o conteúdo, resolva problemas, trabalhe para solucionar suas
dúvidas e contradições para que assim o professor possa otimizar seu desempenho na sala de aula. Para isso, utiliza-se de procedimentos de pesquisa bibliográfica, sobre o tema. Para que se possa definir conceitos e
fundamentar a pesquisa usou como base a obra intitulada “Introdução a Filosofia Matemática”. Nesta obra Bertrand Russell, contextualiza sua análise de forma lógica a partir dos números naturais, no sentido de minimizar dificuldades a mais apaixonados no ensino de lógica matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Virgínia Florêncio Ferreira de A. Nascimento, Universidade Estadual de Roraima

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação -  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima-UERR.

  • Jardel Sousa Leite, Universidade Estadual de Roraima

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima-UERR.

  • Patrícia Macedo de Castro, Universidade Estadual de Roraima

    Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima-UERR.

Downloads

Publicado

15/07/2019

Como Citar

A FILOSOFIA LOGICISTA DE BERTRAND RUSSELL NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 38–46, 2019. DOI: 10.24979/192. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/192.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 149

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.