REGIONALISMO E COMUNIDADE IMAGINADA NA OBRA DA RORAIMENSE NENÊ MACAGGI

Autores

  • Danielle dos Santos Pereira Lima Universidade Estadual de Roraima
  • Rosidelma Pereira Fraga Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/189

Palavras-chave:

Identidade, Regionalismo, Nenê Macaggi

Resumo

Este artigo é um produto final do projeto de iniciação científica O contador de histórias e o leitor de poesias, realizado na Universidade Estadual de Roraima, transformado em uma pesquisa de conclusão de curso. De modo embrionário, a pesquisa centrou-se no exame do regionalismo e da identidade cultural na poética de Nenê Macaggi. Como corpus de análise, o trabalho partiu de quatros romances publicados sobre a ponta norte do Brasil: A mulher do garimpo: romance do extremo sertão do Amazonas (1974); Dadá Gemada doçura e amargura: romance do fazendeiro roraimense (1980); Exaltação ao verde: terra, água e pesca (1984), Nará-Sué-Uarená (2012). A intenção é compreender a construção da identidade cultural em Macaggi, desvelando as estratégias simbólicas utilizadas pela autora na construção de um imaginário local, através de romances híbridos, que mais parecem relatos etnográficos. Todavia, trazem contribuições para o estudioso de Literatura, História e Antropologia e outros pesquisadores, ao retratar a construção poética, histórica e cultural do Estado de Roraima. As discussões elencadas nesse artigo ancoram-se em autores como Stuart Hall (2004), José Luís Jobim (2012) e na obra do sociólogo Antonio Candido (1964).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle dos Santos Pereira Lima, Universidade Estadual de Roraima

    Mestre em Estudos Literários – UFRR. Ex-bolsista de IC-CNPq, pela UERR, de onde originou o presente artigo no projeto "O contador de histórias e o leitor de poesias".

  • Rosidelma Pereira Fraga, Universidade Estadual de Roraima

    Profa. Dra em Estudos Literários (UFG). Professora do Curso de Letras, da Universidade Estadual de Roraima

Downloads

Publicado

04/07/2019

Como Citar

REGIONALISMO E COMUNIDADE IMAGINADA NA OBRA DA RORAIMENSE NENÊ MACAGGI. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21–27, 2019. DOI: 10.24979/189. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/189.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.