A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SOLAR SYSTEM SCOPE E DOS MAPAS CONCEITUAIS, COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.24979/98Abstract
Esse artigo trata de uma pesquisa realizada sobre a utilização do Software Educacional Solar System Scope - SSS visando facilitar a aprendizagem significativa, para ajudar o aluno a desenvolver uma melhor aprendizagem dos conteúdos de Astronomia trabalhados na disciplina de Ciências. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos Mapas Conceituais de Joseph Novak. Para nortear o trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, e o método participante. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de softwares educativos e suas contribuições no ensino de Ciências. A pesquisa de campo foi desenvolvida no sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola Estadual no Município de Boa Vista-RR, que iniciou com uma prova diagnóstica, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema trabalhado. Após a análise dos dados obtidos, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com base nos princípios da Teoria de Ausubel, utilizando o Software SSS, e os mapas conceituais para o registro dos conceitos identificados. Ao final da sequência didática, foi realizada uma nova avaliação escrita para análise comparativa entre os dois testes, para então poder avaliar o aprendizado dos alunos através da metodologia utilizada na pesquisa.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The entire content of this magazine is protected by the Copyright Law (9,610 / 98). The partial or complete reproduction of articles, photographs or art in general contained in the publications must be credited to the author in question. The magazine Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) is distributed under the Creative Commons license - Attribution - commercial use - sharing under the same license (BY). There is permission to use and create works derived from the material, as long as there is attribution of credits (BY). Publications are distributed free of charge on the official website.








