CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24979/223

Keywords:

Educação indígena, Formação de professores, Tecnologias, Conhecimento

Abstract

A educação escolar indígena em Roraima apresenta identidade própria, comprometida com os valores tradicionais dos povos indígenas, com a preservação de formas de aprendizagem e  construção do conhecimento característico das etnias. Seus referenciais, diretrizes e currículos foram elaborados a partir das leis federais e estaduais, mas também com a colaboração dos povos indígenas através de suas associações, como a OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), APIR (Associações dos povos Indígenas de Roraima) e CIR (Conselho Indígena de Roraima), dentre outras. O presente estudo, com base em dados estatísticos do Censo Escolar 2009, tem como objetivo analisar o curso de magistério indígena denominado Tamî’kan, quanto à utilização de metodologias de ensino com o uso e apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação para os professores cursistas. A proposta final do estudo é elaborar oficinas pedagógicas para o uso das TICs nas escolas indígenas, como uma complementação dos conhecimentos educacionais do Tamî’kan, contribuindo na qualidade do ensino aprendizagem nas comunidades indígenas de Roraima.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-26

How to Cite

CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INDÍGENAS, DO CURSO TAMÎ’KAN EM BOA VISTA-RR, PARA USO DAS TIC’S NA PRÁTICA DOCENTE. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 6, n. 1, p. 54–67, 26 Jul.2019.

Similar Articles

1-10 of 481

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)