Universidade e Sustentabilidade: Perspectivas, Desafios e Reflexões sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Interior da Amazônia Legal
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v19i1.1586Keywords:
Educação Ambiental, coleta seletiva, universidade , aterro sanitárioAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo realizar a análise da perspectiva ambiental dos acadêmicos do curso de Administração e Ciências Contábeis da Unifesspa, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus de Rondon do Pará - PA, em relação a implantação da coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos no município. Para o alcance dos resultados utilizou-se procedimentos de natureza quali - quantitativa e amostragem, do tipo survey, com uma amostra relevante estatisticamente de 30 respondentes. A análise dos resultados revelou que a comunidade acadêmica é maioritariamente familiarizada com o assunto. No entanto, evidenciou-se que mesmo se tratando de um público jovem, de oitenta por cento, com idade até vinte e cinco anos, não receberam ou recebem ao longo de sua formação, qualificação específica voltada as questões ambientais. Por fim, os resultados da pesquisa refletem a falta de política pública voltada para a disponibilização de informações sobre saúde ambiental e uso sustentável dos recursos naturais e a importância da educação ambiental como tema geral nos guias curriculares de todas as modalidades de ensino.
Downloads
References
ABNT. NBR 12218. Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. 2017. Disponível em: https://www.target.com.br/produtos/materias-tecnicas/2017/05/24/4201/nbr-12218-nb594-de-05-2017-o-projeto-de-rede-de-distribuicao-de-agua-para-abastecimento-publico. Acesso em: 08 de out. de 2022.
ABNT. NBR 9648. Estudos de concepção de sistemas de esgoto sanitário. 1986. Disponível em: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=079679. Acesso em: 08 de out. de 2022.
ANTUNES, Paulo de Bessa. Educação ambiental. Rev. Direito, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 1999.
ALVAREZ, I. A. Seleção de propriedades referência para compor modelos de restauração ecológica: aplicação de pesquisa quali-quantitativa / Ivan André Alvarez, Anderson Ramos de Oliveira, Lúcio Alberto Pereira. Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2011; Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
AURÉLIO. Significado de Saneamento. Disponível em: https://www.dicio.com.br/saneamento/. Acesso em: 08 de out. de 2022.
AURÉLIO. Significado de Sanear. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sanear/. Acesso em: 24 de out. de 2022.
Batista, E. M. P. B., & Rubin Filho, C. J. (2016). Destino correto do lixo: uma questão de saúde, cidadania e respeito. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Caderno PDE, Paraná. Recuperado de https//:www.di aadiaeducacao.pr.gov.br.
BERNARDES, M. B. J., E PRIETO, É. C. Educação Ambiental: disciplina versus tema transversal. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, 2010.
BOURCKHARDT, V. A gestão dos serviços de limpeza pública urbana no município de Toledo- PR. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Serviço Social. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo-PR, 2007.
BRASIL. Lei n°672, de 03 de setembro de 2014. Dispões sobre plano municipal de saneamento básico e resíduos sólidos 1. Disponível em: https://rondondopara.pa.gov.br/plano-municipal-de-saneamento-e-residuos-solidos/lei-no-672-2014-plano-municipal-de-saneamento-basico-e-residuos-solidos-1-0608951001512698192/. Acesso em: 10 de out. de 2022.
BRASIL. Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=370. Acesso em: 08 de out. de 2022.
BRASIL. Lei n°14.026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.026-de-15-de-julho-de-2020-267035421. Acesso em: 24 de out de 2022.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Presidência da República - Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 08 de out. de 2022.
BRASIL. Lei nº11.445 de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 08 de out. de 2022.
CAETANO, GM. Projeto de tratamento de água de abastecimento para uma cidade de 50000 mil habitantes. Trabalho (Conclusão de Curso) – UF fluminense, 2016. 80 F.
CANEDO, P. L. R. Resíduos sólidos urbanos como tema ambiental: reflexões a partir de um curso de educação ambiental semipresencial para professores do ensino básico. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
CHAVES, M.; GAMBOA, S. S. Prática de ensino: formação profissional e emancipação. Maceió: EDVFAL, 2000.
Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente. (2001). Resolução nº 275/2001 Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.
CRCA – UNIFESSPA. Curso Administração. Disponível em: https://crca.unifesspa.edu.br/artigos-internos/497-conheca-o-curso.html. Acesso em: 25 de out. de 2022.
CRCA – UNIFESSPA. Curso de Ciências Contábeis. Disponível em: https://crca.unifesspa.edu.br/artigos-internos/514-curso-ci%C3%AAncias-cont%C3%A1beis-conhe%C3%A7a-o-curso-2.html. Acesso em: 25 de out. de 2022.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
DORIGO, T. A; FERREIRA, A. P. N. L. Contribuições da percepção ambiental de frequentadores sobre praças e parques no Brasil (2009-2013): revisão bibliográfica. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 4, n. 3, p. 31-45, 2015.
ETHOS, I. (2012). ETHOS. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7404.htm. Acesso em: 08 de out. de 2022.
FERRARA, L. D. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: Edusp, 1993.
FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html. Acesso em: 08 out. 2022.
GALDINA, L. Esgoto x Drenagem: diferença garante a boa utilização de ambas. 2014. Disponível em: https://www.deso-se.com.br/v2/index.php/deso-imprensa/noticias/item/460-rede-de-esgoto-x-rede-de-drenagem/460-rede-de-esgoto-x-rede-de-drenagem. Acesso em: 08 de out. de 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, M. F. L. Abordagem sobre o lixo produzido na cidade de Araruna-PB, com vista à reciclagem.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2013.
GUIMARAES, S. T DE L. Percepção, interpretação e educação ambiental: um olhar geográfico. São Paulo/SP: Território & Cidadania. vol. III, n.1, 2003.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rondon do Pará. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/rondon-do-para/panorama. Acesso em: 10 de out de 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/pesquisa/45/92875, Acesso em 18. setembro. 2022.
INSTITUTO TRATA BRASIL. Manual do Saneamento Básico: entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância socioeconômica. Projeto Gráfico e Editoração: Agenilson Santana, 2012.
Jardim, N. S., & Wells, C. (Org.). (1995). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento integrado. São Paulo: IPT: CEMPRE.
LACERDA, L. Logística reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. In: Revista de Tecnologistica. São Paulo: Ano VI, n. 74, Janeiro/2002.
LACERDA, Leonardo. Logística reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as praticas operacionais. Mai. 2009. Disponível em: http://www.sargas.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=78&Ite mid=29. Acesso em: 24 de out de 2022.
LEFF, Enrique. Complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCONI, M. DE A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. 305p.
MEIRELES, M. E. F.; ALVES, J. C. M. Gestão de resíduos: As possibilidades de construção de uma rede solidária entre associações de catadores de materiais recicláveis. In. VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2011.
MELLAZO, G.C. A percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas. Uberlândia, Ano VI, n. 6, p. 45-51, 2005.
MONTEIRO, J. H. P.; ZVEIBIL, V. Z. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
MORAES, F.G. ACAMART: Autogestão e participação na cadeia produtiva. É possível? Revista Geográfica de América Central. Número Especial EGAL, 2011.
MORAIS, J.L. Estudo da potencialidade de Processos Oxidativos Avançados, isolados e integrados com tratamentos biológicos convencionais, para tratamento de chorume de aterro sanitário, 2015. 205f. Tese (Doutorado em Química). Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, 2005.
MPPA ajuíza ação para garantir cumprimento da lei de resíduos sólidos. Ministério Público do Estado do Pará (2019). Disponível em: https://www2.mppa.mp.br/noticias/mppa-ajuiza-acao-para-garantir-cumprimento-da-lei-de-residuos-solidos.htm. Acesso em: 24 de out de 2022.
MUSSI, R. F., MUSSI, L. M. P. T., ASSUNÇÃO, E. T. C., E NUNES, C. P. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414-430, 2019.
NAIME, R. Sistemas principais de esgotamento sanitário. 2011. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2011/08/29/sistemas-principais-de-esgotamento-sanitario-artigo-de-roberto-naime/. Acesso em: 08 de out. de 2022.
NETO, T. J. P. A Política Nacional de Resíduos Sólidos: Os Reflexos nas Cooperativas de Catadores e a Logística Reversa. Revista Diálogo, v. 18, p. 77-96, 2011.
OCHOA, Carlos, Amostragem não probabilística: Amostragem por conveniência. Netquest. 2015. Disponível em: < https://www.netquest.com/blog/br/blog/br/amostra-conveniencia >. Acesso em: 04 mar. 2023.
OLIVEIRA, K. A; CORONA, H. M. P. A percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Revista Científica ANAP. Brasil, v. 1, n. 1, 2011.
PELICIONI, M. C. F.; CASTRO, M. D. L.; PHILIPPI JUNIOR, A. A universidade formando especialistas em educação ambiental. In: PHILIPPI JUNIOR, A.; PELICIONI, M. C. F.. Educação ambiental e sustentabilidade. 1 ed., v.1, p.683-693. Barueri, SP: Manole, 2005.
PENATTI, F. E; SILVA, P. M. DA. Coleta seletiva como processo de implantação de programas de educação ambiental em empresas: Caso da Bioagri laboratórios. Rio Claro.2008; p. 2;3.
PINTO, L. H; PINHEIRO, S. A. Orientações básicas para drenagem urbana. Fundação Estadual do Meio Ambiente. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Belo Horizonte- MG, 2006.
Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro, 2003.
REVLOG. Grupo de Estudos de Logística Reversa. Disponível em: http://www.fbk.eur.nl. Acesso em: 08 de out. de 2022.
RIBEIRO, L. M. O papel das representações sociais na educação ambiental. Dissertação de Mestrado, pela Pontifícia Universidade Católica. Departamento de Educação.
RODRIGUES, M. L. et al. A percepção ambiental como instrumento de apoio na gestão e na formulação de políticas públicas ambientais. Saúde e sociedade, v. 21, supl. 3, p. 96-110, 2012.
Rondon do Pará: Município terá Centro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Ze Dudu, 2021. Disponível em: https://www.zedudu.com.br/rondon-do-para-municipio-tera-centro-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos/. Acesso em: 24 de out. de 2022.
RUY, Rosimari A. Viveiro. A educação ambiental na escola. Revista eletrônica de ciências, v. 12, n. 26, 2004.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2002.
SAUVÉ, L. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.
SILVA, E. R.; CARMO, E. C. L.; GONÇALVES, P.; BENTO, R. F. P.; MATTOS, U. A. O. Planejamento participativo para a implantação da coleta seletiva solidária no estado do Rio de Janeiro, RJ: Ações e resultados. In. VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2010.
STROH, P. Y. Cidade, lixo e cidadania. Edufal. 2009.139p.
Toso, E. A. V., & Alem, D. (2014). Effective location models for sorting recyclables in public management. European Journal of Operational Research, 234(3), 839-860, 2013.
VALLE, Cyro Eyer. Qualidade ambiental: ISSO 14000. 4ª ed. São Paulo: SENAC, 2002.
VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2026 Poliana Ferreira da Costa, Bruna Pinho dos Santos, Tiago Soares Barcelos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The entire content of this magazine is protected by the Copyright Law (9,610 / 98). The partial or complete reproduction of articles, photographs or art in general contained in the publications must be credited to the author in question. The magazine Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) is distributed under the Creative Commons license - Attribution - commercial use - sharing under the same license (BY). There is permission to use and create works derived from the material, as long as there is attribution of credits (BY). Publications are distributed free of charge on the official website.








