DESCARTES E A RAZÃO INSTRUMENTAL

As contribuições do pensamento cartesiano para a educação

Autores

  • Marcos Alexandre Borges Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/63

Resumo

No presente artigo será discutido se o conceito de razão instrumental, apontado como o conceito base do modelo de formação técnica é, de fato, uma consequência do pensamento cartesiano, tal como indicam os teóricos que o desenvolvem. Para a referida discussão, abordar-se-á alguns textos de Descartes nos quais ele fala sobre razão, método e conhecimento. Como consequência dessa discussão serão trazidas à luz algumas contribuições do pensamento cartesiano para a educação.

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Publicado

2017-03-02

Como Citar

BORGES, M. A. DESCARTES E A RAZÃO INSTRUMENTAL: As contribuições do pensamento cartesiano para a educação. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017. DOI: 10.24979/63. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/63. Acesso em: 19 jun. 2021.