FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UM TRECHO DE MATA DE GALERIA DO IGARAPÉ TRAÍRA, MUCAJAÍ – RR

Autores

  • Hugo Leonardo Sousa Farias Universidade Federal de Roraima
  • Nilton Barth Filho Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/209

Palavras-chave:

Mata de galeria, Igarapé traíra, Fitossociologia

Resumo

Foi realizado o levantamento florístico e fitossociológico de um trecho da mata de galeria do Igarapé Traíra, no município de Mucajaí-RR, com o objetivo de reconhecer e descrever as espécies
lenhosas e a estrutura horizontal e dimensional da comunidade vegetal. Foi amostrada uma área de 24000 m (0,4 ha), onde foram alocadas 4 parcelas 2 de 500 m (20 m x 25 m), com intervalo  de 100 m de uma parcela a outra, inseridas em cada margem do igarapé, totalizando 8 parcelas. Em cada parcela foram amostrados todos os indivíduos com circunferência a 1,30 m de altura do peito (CAP) ≥ 30 cm. Foram calculados parâmetros relativos de densidade, frequência, dominância, além do índice do valor de importância (IVI) e índice do valor de cobertura (IVC). Incluíram-se no levantamento 198 indivíduos pertencentes a 15 famílias, 20 gêneros e 33 espécies. As famílias Arecaceae, Annonaceae e a Fabaceae-mimosoideae destacaram-se pelo elevado número de espécies. Maximiliana maripa (Aubl) Drude, Mauritia flexuosa L. f., Albizia cf. pedicelares (DC.) L. Rico, Byrsonima cff. spicata(Cav.) Kunth, Guatteria sp., Casearia sp., Vismia cayennensis (Jacq.) Pers. foram as espécies com maior índice do valor de importância (IVI). A densidade e a área basal foram 495 indivíduos/ha e 8,75 m 2 /0,4 ha ou 21,89 m 2 /ha, respectivamente. A distribuição diamétrica se mostrou anormal, o que pode ter sido resultado do estado de degradação da mata de galeria do Igarapé Traíra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

FARIAS, H. L. S.; FILHO, N. B.; OLIVEIRA, R. L. C. de. FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UM TRECHO DE MATA DE GALERIA DO IGARAPÉ TRAÍRA, MUCAJAÍ – RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 11–28, 2013. DOI: 10.24979/209. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/209. Acesso em: 16 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.