Promoção da alfabetização científica na educação infantil

Explorando práticas pedagógicas na horta escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1665

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Educação Infantil, Horta Escolar, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo aborda uma prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública em Cascavel, Paraná, com foco na promoção da Alfabetização Científica por meio de atividades investigativas em uma horta escolar. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, com observações diretas e registros orais e escritos dos alunos. Durante quatro horas/aula, 24 crianças de 5 a 6 anos participaram de atividades divididas em três momentos principais: introdução à temática dos alimentos através da leitura de uma história, observação prática e investigativa na horta utilizando lupas e o compartilhamento e registro das descobertas em sala de aula. Os resultados demonstraram que a exploração do ambiente escolar proporcionou aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades de observação, investigação e colaboração, promovendo o aprendizado de conceitos científicos de forma lúdica e contextualizada. A prática reforçou a importância de integrar a Alfabetização Científica na Educação Infantil, utilizando espaços presentes no cotidiano dos alunos para estimular a curiosidade e o pensamento crítico. Concluiu-se que a horta escolar é um recurso eficaz para introduzir conceitos do ensino de ciências de forma significativa, contribuindo para o desenvolvimento das crianças.

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Publicado

29/08/2025

Edição

Seção

Dossiês

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Como Citar

Promoção da alfabetização científica na educação infantil: Explorando práticas pedagógicas na horta escolar. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1665. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1665. Acesso em: 13 nov. 2025.

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