História da ciência para o ensino de física nos livros didáticos do ensino médio
Um olhar para as leis de Newton
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1660Palavras-chave:
Educação Científica, Ensino de Física, Análise Documental, Livro didático.Resumo
A abordagem dos aspectos históricos no Ensino de Ciências tem sido apresentada na literatura como um importante recurso pedagógico para promover a Educação Científica. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os principais aspectos históricos presentes nos livros didáticos, buscando compreender como as perspectivas e argumentos históricos estão incorporados no Ensino de Física. O estudo é norteado pela seguinte questão: Quais são os principais elementos históricos abordados na apresentação do conteúdo 'Leis de Newton' nos livros didáticos do Ensino Médio e suas implicações para o Ensino de Física? A pesquisa apresenta uma discussão teórica de natureza qualitativa, pautada metodologicamente numa Análise Documental. Os dados foram explorados por meio de categorias baseadas na Análise de Conteúdo de Bardin, 2016. A análise de livros didáticos evidenciou, em sua maioria, a ausência de contextualização dos aspectos históricos, fragilidades na indicação de fontes bibliográficas e na apresentação de histórias secundárias, essenciais para uma Educação Científica completa e para preparar os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI. Os principais resultados mostram que existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de uma maior integração interdisciplinar e a inclusão de múltiplos atores históricos para uma visão mais abrangente da construção do conhecimento científico.
Downloads
Referências
ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518–542, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.20432. Acesso em: 23 jun. 2024.
BAR, V; ZINN, B. Similar Frameworks of Action-at-a-Distance: Early Scientist and Pupils. Ideas. Science e Education 7 (5): 471-91, September, 1998.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Brasília, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: ___. Ensino de Ciências por investigação - condições para implementação na sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-21.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino, 2006, p. 3-21.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, 2001, p. 125-153.
GARCIA, R.; PIAGET, J. Psychogenesis and the History of Science. New York: Columbia University Press. 1989.
HARDING, S.Objectivity and diversity.Chicago: University of Chicago Press, 2015.
HEERING, P.; HÖTTECKE, D. Historical-Investigative Approaches in Science Teaching. In: MATTHEWS, M. R. International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer, 2014, p. 1473-502.
KLASSEN, S. The science thought experiment: how might it be used profitably in the classroom? Interchange, v. 37, n. 1, 2006, p. 77-96.
LEDERMAN, N. G. (Eds.) Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2007, p. 729–780.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC.2011.
MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In:
MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira da História da Ciência, v. 9, 1990, p. 3-5.
MARTINS, I. et al. Uma análise das imagens nos livros didáticos de ciências para o Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais. Bauru: APRAPEC, 2003
MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva, C. C.(org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 17-30, 2006.
MATTHEWS, M. História, filosofia e Ensino: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, 1995, p. 164-214.
MATTHEWS, M. R. History, philosophy, and science teaching: The present rapprochement. Science & Education, v. 1, n. 1, 1992, p. 11-47.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do professor de física, v. 1, n. 1, 2017, p. 1-13.
MOURA, C. B. Educação Científica, História Cultural da Ciência e Currículo: articulações possíveis. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2019.
MOURA, C. B. Para que história da ciência no ensino? Algumas direções a partir de uma perspectiva sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, 2021.
NEWTON, Sir Isaac. Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica. Axiomata Sive Leges Motus. Cambridge University Library, 1687. 1 fotografia. p. 12. Disponível em: https://cudl.lib.cam.ac.uk/view/PR-ADV-B-00039-00001/46. Acesso em: 25 outubro 2024.
OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, M. H. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 1, 2021, p. 742-774.
PEDUZZI, L. O. Q.; PEDUZZI, S. S.; GRANDI, B. C. S.; HOFMANN, M. P. Caderno Catarinense de Ensino de Física: Uma Avaliação da sua Influência no Contexto Educacional. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 7, n. 2, 1990, p. 85-119.
PIAGET, J.; GARCIA, R. Psychogenesis and the history of science. Columbia University Press, 1989.
PORTELA, S. I. C. O uso de casos históricos no ensino de física: um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuo. 2009.
REIS, A. S.; SILVA, M. L. B.; BUZA, R. G. C. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino, 2012.
ROBERTS, D. A. Scientific literacy/science literacy. In: ABELL, S. K.; 2007.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, 2011, p. 97-114.
SILVA, C. C. (org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. 17-30.
TERNES, A. P. L; SCHEID, N. M. J; GÜLLICH, R. A história da ciência em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais. Florianópolis, 2009.
VIDAL, Paulo Henrique Oliveira; PORTO, Paulo Alves. A história da ciência e os livros didáticos de química do PNLEM 2007. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0835-1.pdf Acesso em: 24 jul. 2024.
ZANETIC, J. Física também é cultura. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1989.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Me. Adenauro Martinui, Dr Renato Ribeiro Guimarães, Dr Dulce Maria Strieder

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.








