História da ciência para o ensino de física nos livros didáticos do ensino médio

Um olhar para as leis de Newton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.vi.1660

Palavras-chave:

Educação Científica, Ensino de Física, Análise Documental, Livro didático.

Resumo

A abordagem dos aspectos históricos no Ensino de Ciências tem sido apresentada na literatura como um importante recurso pedagógico para promover a Educação Científica. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os principais aspectos históricos presentes nos livros didáticos, buscando compreender como as perspectivas e argumentos históricos estão incorporados no Ensino de Física. O estudo é norteado pela seguinte questão: Quais são os principais elementos históricos abordados na apresentação do conteúdo 'Leis de Newton' nos livros didáticos do Ensino Médio e suas implicações para o Ensino de Física? A pesquisa apresenta uma discussão teórica de natureza qualitativa, pautada metodologicamente numa Análise Documental. Os dados foram explorados por meio de categorias baseadas na Análise de Conteúdo de Bardin, 2016. A análise de livros didáticos evidenciou, em sua maioria, a ausência de contextualização dos aspectos históricos, fragilidades na indicação de fontes bibliográficas e na apresentação de histórias secundárias, essenciais para uma Educação Científica completa e para preparar os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI. Os principais resultados mostram que existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de uma maior integração interdisciplinar e a inclusão de múltiplos atores históricos para uma visão mais abrangente da construção do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

  • Me. Adenauro Martinui, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste de Cascavel/PR. Mestre no Ensino de Física - UTFPR de Medianeira/PR(2021). Especialista em Educação Especial Inclusiva - SÃO BRAZ (2015). Especialista em Ensino de Física - FACIPAL (2002) Graduado em Física com Habilitação em Matemática - FACIPAL (2001). Professor de Física Efetivo QPM - Seed - Secretaria Estadual da Educação do Paraná. Atualmente exerce suas funções docentes Estadual no NRE de Cascavel/PR e professor de Física Celetista no BioPark Educação em Toledo/PR. É membro do FOPECIM - Grupo de Pesquisa e Estudos de Formação de Professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência de Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais e Ensino de Física no EM, com interesse em Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem de Ciências, Física e Matemática, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas e Educação do Campo. Atuou como professor do Ensino Fundamental e Médio, Formação de Docentes, Coordenador Pedagógico, Gestor Escolar, Tutor de Curso Superior Ead e Técnico Pedagógico no NRE.

  • Dr Renato Ribeiro Guimarães

    Graduação em Física (2010), Mestrado em Física (2012) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Experiência na área de Física da Matéria Condensada e Física Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: cristais líquidos, defeitos topológicos, sistemas complexos, análise de séries temporais e dinâmica de movimento de animais. Trabalhou como docente na Unicentro-Guarapuava (2017-2018) e na Universidade Estadual de Maringá (2018-2020), onde participou do Projeto de Extensão Matemativa (Matemática em Exposição: Formas, Figuras e Números). Atualmente, é Professor do Ensino Superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática - FOPECIM.

  • Dr Dulce Maria Strieder

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). É docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, com atuação na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica.

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Publicado

29/08/2025

Como Citar

História da ciência para o ensino de física nos livros didáticos do ensino médio: Um olhar para as leis de Newton. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2025. DOI: 10.24979/ambiente.vi.1660. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1660. Acesso em: 13 nov. 2025.

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