NÍVEL DE ESTRESSE E FATORES CONTRIBUINTES EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Autores

  • Carliane Oliveira Sousa Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Francisco Railson Bispo de Barros Universidade Estadual de Roraima/UERR https://orcid.org/0000-0003-3428-207X

DOI:

https://doi.org/10.24979/2bxjdb94

Palavras-chave:

estresse, acadêmicos, enfermagem

Resumo

O estresse é um evento psicossocial com efeitos biológicos que ocorrem na percepção de uma ameaça real ou imaginária que pode afetar a integridade psicológica ou física de um indivíduo. Sendo assim, objetificou-se identificar o nível de estresse e os fatores contribuintes percebidos em acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Roraima. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa com 55 acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição pública. Os dados foram coletados entre dezembro de 2022 e abril de 2023. Aplicou-se questionário para caracterização dos dados sociodemográficos, acadêmicos, de sono, atividade física e alimentação. O Nível de estresse foi avaliado por meio da Escala de Percepção de Estresse-10. A análise de dados realizou-se por meio do Microsoft Office Excel® 2020 e do Software Jamovi. Os resultados preliminares indicam que a média de idade dos discentes foi de 22,3 anos (dp=2,3), prevalecendo os indivíduos do gênero feminino, cor parda, solteiro, sem filhos, residindo na capital, carro como principal meio de transporte, morando com os pais, sem atividade laboral, satisfeitos com o curso, mantendo atividade física regular, sem alimentação saudável e média de sono de 6,4 horas (dp=1,6). Em relação ao nível de estresse verificou-se que a média dos domínios positivos foi (57,7) e dos domínios negativos foi (70,0). O domínio negativo que inclui facetas como ansiedade, impaciência e incompetência teve destaque, evidenciando que o nível de estresse é um indicador significativo no que tange a saúde mental e a qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CARDOSO, Bruna Santos et al. Metodologia de ensino e percepção da qualidade de vida e estresse em graduandos de enfermagem no nordeste brasileiro. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 7, pág. e30810716626-e30810716626, 2021.

DE LIMA SANTANA, Leni et al. Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018.

GONÇALVES, Gabriella Karolyna et al. Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 2, p. 232-243, 2022.

MATTA, C.M.B.; LEBRÃO, S.M.G.; HELENO, M.G.V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 583-91, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175- 3539/2017/0213111118.

PIRES, P. L. S. et al. Correlação do uso de substâncias psicoativas com sinais de ansiedade, depressão e estresse em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 17, n. 61, p. 38-44, 2019.

RAULINO, Maria Eduarda Ferreira Goulart et al. Nível de estresse percebido em estudantes de enfermagem em uma universidade pública do brasil. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 25, n. 1,

SANTOS, A.S.; OLIVEIRA, C.T.; DIAS, A.C.G. Características das relações dos universitários e seus pares: implicações na adaptação acadêmica. Psicol. Teor. Prat., v. 17, n. 1, p. 150-63, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n1p150-163

Downloads

Publicado

15/08/2023

Como Citar

NÍVEL DE ESTRESSE E FATORES CONTRIBUINTES EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], 2023. DOI: 10.24979/2bxjdb94. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1261. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-16 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.