O endomarketing como estratégia de motivação e produtividade
O caso de autarquia em Boa Vista - Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/waxskn80Palavras-chave:
Endomarketing, Motivação, Estratégias, ServidoresResumo
O endomarketing é um conceito inovador e transformador que modifica os ambientes internos dessas entidades públicas. A partir disso, será apresentado através desse artigo um estudo com o objetivo de analisar o conjunto de ações estratégicas do endomarketing com o intuito de propiciar eficiência motivando os servidores de uma autarquia, diante da problemática “De que maneira as estratégias do endomarketing contribuem na motivação e produtividade dos funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima?”. O estudo foi baseado em outros artigos, livros e trabalhos de conclusão de curso em que foi estudado o assunto, suas estratégias e sua correlação com o colaborador. Esta pesquisa é um estudo exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, e para esta investigação foi realizada uma pesquisa de campo com funcionários de uma instituição da administração pública na cidade de Boa Vista - RR. Para isso, foram aplicados questionários e uma entrevista para entender melhor as perspectivas dos funcionários da instituição. A análise dos dados foi realizada por meio da análise narrativa no que se refere à abordagem qualitativa. Por meio da análise, constatou-se como resultado que a organização possui ações de endomarketing como capacitações e treinamentos, porém os respondentes afirmam que precisam melhorar, sugerindo assim ações que os deixariam motivados em seu ambiente de trabalho.
Downloads
Referências
CALDAS, Eduardo José de Santana. TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves. THIAGO, Fernando. endomarketing, cultura organizacional e satisfação no trabalho: um estudo em conselhos profissionais de Mato Grosso. Recape, Revista De Carreias Pessoais. v. 12, n. 2, p. 303-324. Maio-Agosto. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/51114. Acesso em: 19/10/2022
CEZAR, Layon Carlos. Comunicação e Marketing no Setor Público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília. 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4279 Acesso em: 07/04/2022
GIL, Daniela. O endomarketing como elemento motivador: Estudo de caso do Banrisul. Revista Eletrônica Científica Da UERGS. Rio Grande do Sul. v. 4, n. 4, p. 595-605, 5 dez. 2018. https://doi.org/10.21674/2448-0479.44.595-605. Acesso em: 13/05/2022
GOMES, Keylon Pereira. Endomarketing e covid-19: o estudo do caso sabin. Monografia. Curso de Administração. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11612/3958. Acesso em: 17/10/2022
JESUS, Marcos Junio Ferreira de. et al. O endomarketing como Ferramenta Estratégica na Qualidade da Administração Pública. 2018. Disponível em: http://anais.unespar.edu.br/ender_semage/data/uploads/v2/planejamento-e-gestao-de-territorio/artigo/o-endomarketing-como-ferramenta-estrategica-na-qualidade-da-administracao-publica.pdf. Acesso em: 21/04/2022
LAND, Sabrina. PEREIRA, Daniele dos Santos Guidotti: Comunicação interna: endomarketing como estratégia motivacional no ambiente de trabalho de uma empresa do ramo calçadista do vale do paranhana/rs. Revista de administração de empresas eletrônicas. RAEE. Rio Grande do Sul. n. 13. p. 200-224, 2021. Disponível em:
http://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/1982. Acesso em: 19/04/2022
LEITE, Damiana Ulisseia De Moura. endomarketing e comunicação: um estudo de caso da empresa paraibana de comunicação. 2020. Disponível em:
https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/endomarketing-e-comunicacao-um-estudo-de-caso-da-empresa-paraibana-de-comunicacao-autor-a-leite-damiana-ulisseia-de-moura-.pdf Acesso em: 13/04/2022
LOPES, Michelle Rosa. ZACCARON, Grasieli Zanella. QUEIROZ, André Felipe. endomarketing Como Ferramenta Motivacional nas Organizações Contemporâneas. Revista de Ciência Gerenciais, v. 22 n. 36, p, 148-153. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p148-153 Acesso em:15/10/2022
SANTOS, Edu. A verdadeira concepção do engajamento e motivação. São Paulo. Literare books internacional. 2018
SOUZA, Maria Imaculada de. endomarketing X engajamento e motivação como ter uma equipe engajada e motivada. 2020.
WEBER, Paul. Psicologia da Motivação: Como Alcançar Mais Resultados Rápidos Com Simples e Práticas Estratégias de Motivação. 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Gonçalves da Silva e Silva, Geovana Mendes de Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.