O idoso no mercado digital

Estudo demográfico e comportamental em Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/6yj0sf61

Palavras-chave:

Público idoso, Estratégia, Marketing, Segmentação

Resumo

O marketing é um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas estratégicas que estudam a necessidade do mercad. Por meio da internet, essa área do conhecimento ganhou   destaque e apresenta constante evolução. O marketing digital, além de aproximar as organizações do cliente, contribui para um retorno mais célere de informações sobre o seu mercado. A segmentação de mercado também é uma estratégia de marketing utilizada para conhecer o consumidor através de seus critérios: demográfico, comportamental, psicográfico e geográfico. Nesta pesquisa recortou-se as bases de segmentação demográfica e comportamental. O objetivo geral do estudo foi analisar a demografia e o comportamento de compra do público idoso, tendo em vista a implementação de estratégias de atração e retenção em ambiente digital. Foram realizadas 50 (cinquenta) entrevistas com pessoas acima de 60 anos de idade, selecionadas aleatoriamente em 27 bairros de Boa Vista-RR – extremo norte do Brasil, com divergentes situações de renda. O estudo buscou entender o comportamento do público em questão e a sua relevância para o mercado tanto de maneira qualitativa quanto quantitativa. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que o público idoso é numeroso, com poder aquisitivo interessante e com potencial de interação com as mídias sociais e plataformas de e-commerce. Também foi possível observar que as empresas estão longe de estarem preparadas para a interação com esse público. Todavia,  é um segmento expressivo que abre um leque de oportunidades para distintos formatos de negócios e oferta de produtos e serviços.

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Publicado

01/11/2023

Como Citar

O idoso no mercado digital: Estudo demográfico e comportamental em Boa Vista/RR . Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 38–62, 2023. DOI: 10.24979/6yj0sf61. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1243. Acesso em: 24 nov. 2024.

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